G1 Mundo

Erupções em série: região da Islândia vem registrando intensa atividade vulcânica desde 2021; FOTOS

today17 de março de 2024 7

Fundo
share close

“A erupção foi bastante energética e saiu muito material, mais do que na erupção anterior. Portanto, a lava estava fluindo muito rápido”, disse Halldor Geirsson, professor associado do Instituto de Ciências da Terra da Universidade da Islândia.

A Islândia é uma ilha no Atlântico Norte com intensa atividade sísmica. Ela fica entre as placas tectônicas eurasiáticas e norte-americana e também é uma das regiões vulcânicas mais ativas do planeta, com 33 vulcões ou sistemas vulcânicos catalogados como ativos.

Relembre a seguir as principais erupções nos últimos anos.



Vulcão na Islândia entra em erupção pela 4ª vez em três meses

Vulcão na Islândia entra em erupção pela 4ª vez em três meses

A causa dos tremores se deveu justamente ao movimento de grandes massas de rocha derretida, conhecida como magma, a um quilômetro abaixo da península, tentando encontrar um caminho para a superfície.

Na ocasião daquela erupção, um helicóptero da Guarda Costeira islandesa fez imagens impressionantes da erupção, mostrando rios de lava sinuosos. A erupção ficou ativa por seis meses e virou atração turística.

Vulcão Fagradalsfjall em erupção na Islândia nesta sexta-feira (19) — Foto: Icelandic Meteorological Office (IMO)/via REUTERS

Vista aérea do dia 21 de março de 2021 da erupção do vulcão Fagradalsfjall, na Península de Reykjanes, na Islândia — Foto: Cat Gundry-Beck/Reuters

Curiosos assistem e tiram fotos de vulcão na Islândia enquanto a lava flui da erupção na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, em 23 de março de 2021 — Foto: Marco Di Marco/AP

Um vulcão do sistema vulcânico Krysuvik, na Península de Reykjanes, entrou em erupção em 3 de agosto de 2022.

Nos dias seguintes, milhares de curiosos chegavam para contemplar a lava que saía do vulcão.

Lava explode do vulcão Fagradalsfjall, na Islândia, em 3 de agosto de 2022 — Foto: Saul Loeb/Reuters

A poucos quilômetros de onde ocorreram as erupções de 2021 e 2022, uma pequena montanha chamada Litli Hrutur começou a espelir lavas em julho de 2023.

As imagens, transmitidas ao vivo pela imprensa islandesa, mostravam um fluxo de lava que parecia sair de uma falha, além de muita fumaça.

Naquela época, câmeras registram o nascimento de novo vulcão na Islândia. Magnús Freyr Sigurkarlsson, especialista em desastres naturais do Met Office da Islândia, disse para a mídia estatal RUV que uma agitação de terra prolongada na região fez com que a borda da cratera se rompesse.

Foto de erupção de vulcão na Islândia, em 10 de julho de 2023 — Foto: Ken Cedeno/Reuters

Câmera aérea captura rompimento de cratera e surgimento de novo vulcão na Islândia em 19 de julho de 2023 — Foto: Reprodução/RUV Iceland

Pesquisadores e autoridades islandesas já esperavam uma grande erupção em dezembro do ano passado, porque o país vinha registrando centenas de tremores de terra. Entre 8 e 9 de novembro, por exemplo, 1.400 sismos foram registrados.

A erupção no sistema vulcânico Svartsengi aconteceu 18 de dezembro e levou à evacuação dos 4.000 residentes de Grindavik e o fechamento do spa geotérmico Lagoa Azul, um ponto turístico popular.

Naquele mês, uma fissura de 4 km de extensão foi aberta, expelindo de 100 a 200 metros cúbicos de lava por segundo. O volume de lava registrado ficou acima da média de erupções anteriores, segundo especialistas.

Erupção em Grindavik, Islândia — Foto: REUTERS

Lava de um vulcão em erupção é expelida de uma fissura perto de Grindavik, uma comunidade de pescadores no sudeste da Islândia. A agência meteorológica do país afirma que a erupção deste domingo (14) ocorreu após vários terremotos. — Foto: Icelandic Civil Protection via AP

19 de dezembro – Vulcão entra em erupção em Grindavik, na Islândia — Foto: Marco Di Marco/AP

Erupção em Grindavik, Islândia — Foto: REUTERS

Em janeiro de 2024, uma nova erupção na mesma região. E as lavas chegaram a atingir os arredores da cidade de Grindavik, incendiando algumas casas. As autoridades tiveram que construir barreiras de terra e de rocha para tentar impedir que a lava avançasse ainda mais.

Um vídeo transmitido ao vivo mostrou lava fluindo a apenas algumas centenas de metros de Grindavik, uma cidade pesqueira

Vulcão entra em erupção na Islândia em janeiro de 2024 — Foto: Defesa Civil da Islândia/Reuters

Vulcão em atividade na Islândia

Vulcão em atividade na Islândia

A erupção de fevereiro começou expelindo lava a 80 metros de altura de uma fenda de 3 km na terra. Mas no dia seguinte havia apenas fumaça e vapor vindos de algumas aberturas. Cerca de 15 milhões de metros cúbicos de rocha derretida fluíram do solo nas primeiras sete horas da erupção.

Escolas, creches, museus e outras instituições públicas da região foram fechadas, pois a lava atingiu canos usados para fornecer água quente por geotermia. Mais de 20 mil pessoas foram afetadas.

Imagens de satélite publicadas pelo escritório metereológico mostraram que os fluxos de lava atingiram cerca de 4,5 km a oeste da erupção, a apenas 500 metros da Lagoa Azul

TV pública da Islândia mostra erupção de vulcão, em 8 de fevereiro de 2024 — Foto: RUV.is/Reprodução

Vulcão entra em erupção na Islândia pela 2ª vez em um mês

Vulcão entra em erupção na Islândia pela 2ª vez em um mês

O Serviço Meteorológico da Islândia informou que uma fenda de quase três quilômetros de extensão se abriu na Península de Reykjanes.

VÍDEO: vulcão na Islândia entra em erupção pela 4ª vez em três meses — Foto: LiveFromIceland.is via Reuters

Vulcão na Islândia entra em erupção pela 4ª vez em três meses

Vulcão na Islândia entra em erupção pela 4ª vez em três meses




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

areas-no-norte-de-gaza-recebem-ajuda-humanitaria-pela-primeira-vez-em-quatro-meses

G1 Mundo

Áreas no norte de Gaza recebem ajuda humanitária pela primeira vez em quatro meses

Segundo o Home Front, meio de comunicação ligado ao Hamas, a ajuda foi distribuída pelos “Comitês Populares”, um grupo que inclui os líderes de clãs influentes em Gaza. Uma fonte do Hamas disse à Reuters que a rota usada para que a ajuda chegasse ao norte foi protegida pelo próprio grupo. A região norte foi duramente atingida desde o começo da guerra. Agências humanitárias relatam situações críticas em hospitais na […]

today17 de março de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%