G1 Santos

Escolas de samba X-9 e Brasil agora são patrimônios imateriais de Santos

today6 de junho de 2024 3

Fundo
share close

Lei nº 4.494 foi sancionada pelo prefeito e publicada no Diário Oficial do município.


Escolas conquistaram o título pela importância de ambas nos cenários artístico-histórico-cultural da cidade. — Foto: Patrícia Cruz/Vanessa Rodrigues



As escolas de samba X9 e Brasil, respectivamente dos bairros Macuco e Aparecida, em Santos, no litoral de São Paulo, são os novos patrimônios imateriais da cidade. A lei nº 4.494 foi sancionada pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos) e publicada no Diário Oficial.

Com base na lei, as escolas mais antigas do carnaval santista conquistaram o título pela importância de ambas nos cenários artístico histórico-cultural da cidade.

A partir de agora, as agremiações vão se manter como especiais, nos concursos que tenham recursos da prefeitura, desde que atinjam ao menos 70% da pontuação necessária. A lei é baseada no Projeto de Lei nº 309/2021, do vereador Danilo Alves da Conceição (PT).

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba X-9, foi fundado em 1º de maio de 1944, no bairro Macuco. A agremiação de 80 anos já venceu o grupo especial do carnaval santista 19 vezes.

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Brasil começou as atividades em 31 de março de 1949, no bairro Aparecida. Em 75 anos de história, já conquistou o carnaval 16 vezes.

O que é um patrimônio imaterial?

Diferentemente do patrimônio material, o patrimônio imaterial não se refere a lugares ou coisas, e sim aos saberes culturais passados de geração a geração, importantes para a criação de uma identidade cultural na sociedade.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

aparelhos-de-ar-condicionado-chegam-‘pelo-ceu’-em-mercado-municipal-de-santos;-veja

G1 Santos

Aparelhos de ar-condicionado chegam ‘pelo céu’ em Mercado Municipal de Santos; VEJA

Os aparelhos de ar-condicionado que irão climatizar o novo Mercado Municipal de Santos, no litoral de São Paulo, chegaram para as obras no local pelo céu. Imagens obtidas pelo g1, nesta quinta-feira (6), mostram as máquinas condensadoras dos equipamentos sendo içadas com guindaste para dentro do mercado, pois ficarão no telhado (veja acima). Com entrega prevista para o início do ano que vem, o novo Mercado Municipal está sendo revitalizado. […]

today6 de junho de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%