G1 Santos

Escritor lança livro sobre primo torturado e morto na ditadura militar brasileira

today3 de maio de 2024

Fundo
share close

O escritor Camilo Vannuchi lança, nesta sexta-feira (3), um livro sobre um homem que foi torturado e morto durante a ditadura militar no Brasil. A obra “Eu só disse o meu nome”, conta a história de Alexandre Vannuchi Leme, que é primo de segundo grau do autor.

Segundo divulgado pelo autor, Alexandre nasceu e passou a adolescência em Sorocaba após uma infância em Itu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo para estudar Geologia na Universidade de São Paulo (USP).

Em 1973, quando tinha 22 anos e atuava no movimento estudantil da USP, Alexandre foi preso e torturado até a morte no Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI) de São Paulo, uma agência de repressão política subordinada ao Exército.



Segundo a editora Discurso Direto, que divide o trabalho no livro com o Instituto Vladimir Herzog, o enredo percorre infância e adolescência de Alexandre, sua militância no movimento estudantil, uma investigação sobre as circunstâncias da morte e a posterior luta dos pais pelos restos mortais dele.

Após o assassinato, a fundação do diretório central dos estudantes da USP foi batizada com o nome de Alexandre, como símbolo de resistência e defesa da democracia.

O evento de lançamento da obra “Eu só disse o meu nome” será das 18h às 20h, na Realejo Livros, na Avenida Marechal Deodoro, bairro Gonzaga. Depois de lançar o livro em Santos, Camilo Vannuchi seguirá para Sorocaba, no sábado (4), e para o Rio de Janeiro, na terça-feira (7), onde dará sequência à divulgação do livro.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-governo-quer-proibir-o-evangelismo-nos presidios

Pleno News

O governo quer proibir o evangelismo nos presídios

Marco Feliciano - 03/05/2024 11h55 O governo quer proibir o evangelismo nos presídios Foto: Freepik As esquerdas são incorrigíveis, pois, de vez em quando, tentam impor suas agendas ditas progressistas por intermédio de resoluções de terceiro escalão. Apesar de não terem força de lei, se não forem rechaçadas, agem em desfavor da população conservadora. Foi assim com o aborto, quando tentaram permiti-lo até o sexto mês de gravidez. Agora, tentam […]

today3 de maio de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%