G1 Mundo

Escritora de livro de ficção cria contas falsas em site, dá avaliação negativa para concorrentes, é descoberta, perde contratos e se desculpa: ‘Crise psicológica’

today12 de dezembro de 2023 2

Fundo
share close

Uma autora americana de um livro de ficção científica criou perfis falsos em um site, fez avaliações negativas de obras de autores concorrentes, foi descoberta, perdeu contratos, foi confrontada e se desculpou.

O mais recente desdobramento do caso ocorreu nesta terça-feira (12), quando Cait Corrain, autora de Crown of Starlight (“Coroa da Luz das Estrelas”), a ser lançado em maio de 2024, publicou uma carta em seu perfil no X (ex-Twitter). Nela, admitiu:

  • ter criado oito perfis falsos entre 2022 e novembro de 2023 no site Goodreads, em que os leitores postam resenhas de livros;
  • com os perfis, ela assumiu ter bombado a avaliação do próprio livro;
  • detonou a avaliação de vários autores estreantes, entre os quais duas da mesma editora que ela, a americana Del Rey, do grupo Penguin;
  • e deixou comentários, segundo ela mesma, que “variaram entre maldosos a abusivos”.



Foram leitores do próprio Goodreads que descobriram que Cait havia se passado por outra pessoa. A desconfiança ocorreu quando leitores viram que havia críticas muito negativas de obras ainda não lançadas da mesma temática do livro de Cait. Confrontada, ela assumiu o gesto.

“Eu me culpo mais do que vocês jamais poderão imaginar. Não há nada que eu possa dizer que apague o que eu fiz com vocês”, disse ela.

Capa do livro Crown of Starlight, que teve lançamento cancelado após polêmica — Foto: Reprodução

A autora disse estar lutando desde 2022 contra depressão severa, alcoolismo e abuso de substâncias e, ao trocar de medicamentos, teve um colapso mental.

Após a repercussão negativa, a empresa Del Rey, que era responsável pela publicação do livro de Cait, cancelou o lançamento —originalmente previsto para maio de 2024.

A agente literária que acompanhava a carreira de Cait, Rebecca Podos, disse que desfez a parceria com a autora.

Mesmo considerando ter sido um desequilíbrio e uma crise momentânea, a autora assumiu a responsabilidade “pela dor e o sofrimento que causou.”

“Fiquei alguns dias fora das redes sociais para me sentir mais sóbria e ser completamente honesta com vocês e comigo mesma”, afirmou.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

brasil-busca-pacto-de-nao-agressao-entre-venezuela-e-guiana

G1 Mundo

Brasil busca pacto de não agressão entre Venezuela e Guiana

Por Daniela Lima Apresentadora do Conexão GloboNews. Representantes de Lula embarcam nesta quarta (13) para país caribenho que vai mediar diálogo. Nicolás Maduro, presidente da Venezuela — Foto: EPA O Brasil vai tentar convencer o ditador Nicolás Maduro a dar um passo atrás na crise que ele gestou ao pregar a anexação de 70% da Guiana. Representantes do governo Lula que vão mediar a primeira reunião entre Venezuela e Guiana […]

today12 de dezembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%