G1 Mundo

Espanha, Irlanda e Noruega reconhecem o Estado da Palestina; Israel chama embaixadores

today22 de maio de 2024 8

Fundo
share close

O reconhecimento oficial pela Noruega, Espanha e Irlanda de um Estado Palestino independente entrará em vigor na terça-feira (28), informaram nesta quarta (22) o ministro das Relações Exteriores da Noruega, Espen Barth Eide, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, e o primeiro-ministro da Irlanda, Simon Harris.

O premiê Simon Harris, da Irlanda, afirmou ainda que espera que outros países façam o mesmo nas próximas semanas.

“Hoje, a Irlanda, a Noruega e a Espanha anunciam que reconhecemos o Estado da Palestina”, disse Harris numa conferência de imprensa. “Antes do anúncio de hoje, falei com vários outros líderes e estou confiante de que mais países se juntarão a nós para dar este importante passo nas próximas semanas”, acrescentou.



Ele disse que uma solução de dois Estados é o único caminho para a paz e segurança para Israel, a Palestina e os seus povos.

O espanhol Pedro Sanzhez criticou o premiê israelense Benjamin Netanyahu. “Pedimos um cessar-fogo. Mas não é suficiente. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu se faz de surdo e continua castigando a população palestina”.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel disse nesta quarta que ordenou a saída imediata de seus embaixadores na Irlanda e na Noruega, em resposta às decisões desses dois países de reconhecer um Estado Palestino.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, afirmou que a decisão de reconhecer um Estado Palestino “minou o direito de Israel à autodefesa e os esforços para devolver os 128 reféns detidos pelo Hamas em Gaza”.

“Israel não ficará em silêncio”, disse Katz. “Estamos determinados a alcançar os nossos objetivos: restaurar a segurança dos nossos cidadãos e a remoção do Hamas e o regresso dos reféns. Não existem objetivos mais justos do que estes”, crescentou Katz.

O ministro não citou nada sobre a Espanha.

Palestinos observam destruição após bombardeio israelense no dia 22 de maio de 2024 contra a cidade de al-Zawaida, na província de Deir al-Balah, no centro de Gaza — Foto: Bashar Taleb/AFP

Píer dos EUA em Gaza começa a receber cargas com ajuda humanitária

Píer dos EUA em Gaza começa a receber cargas com ajuda humanitária




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

por-que,-numa-guerra-moderna,-com-misseis-e-drones,-a-russia-ainda-usa-codigo-morse?

G1 Mundo

Por que, numa guerra moderna, com mísseis e drones, a Rússia ainda usa código Morse?

Os fluxos de toques que seriam instantaneamente reconhecíveis para um ferroviário há mais de 150 anos estão sendo usados pelos militares russos na guerra da Ucrânia. Ainda hoje, muitas pessoas seriam capazes de identificar o som característico do código Morse, em particular, o padrão amplamente conhecido de três curtos, três longos, três curtos (... - - - ...), que forma o alerta de emergência SOS. E mensagens de código Morse […]

today22 de maio de 2024 23

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%