G1 Mundo

Espanha retira embaixadora da Argentina de forma definitiva após fala de Milei

today21 de maio de 2024 11

Fundo
share close

Nesta manhã, o ministro das Relações Exteriores, José Manuel Albares, anunciou então a retirada permanente de sua embaixadora em Buenos Aires. “Nossa embaixadora ficará definitivamente em Madri, e a Argentina continuará sem embaixadora”, disse Albares.

Com o movimento, a Embaixada da Espanha na Argentina passa a funcionar apenas como uma representação de negócios entre os dois países.

O chanceler espanhol afirmou que o gesto de Milei foi um “assalto à boa fé e à hospitalidade” da Espanha, em referência à visita que o presidente argentino fez a Madri na semana passada.



Milei foi participar de um evento organizado pela extrema direita espanhola e não se encontrou com o premiê nem com o rei da Espanha, que é o chefe de Estado do país.

“Mesmo assim, acolhemos o presidente argentina da forma como devemos fazer com um presidente da Argentina, que é uma república irmã da Espanha. Permitimos que ele aterrizasse e decolasse da base de Torrejón de Ardoz (base militar por onde chegam chefes de governo e Estado em visitas oficiais), oferecendo garantias de segurança. E a resposta foi um ataque frontal com insultos a nossas instituições”, disse o chanceler.

Javier Milei criticou a retirada da embaixadora, que chamou de reposta desproporcional.

Na segunda-feira, ao comentar a crise, o premiê espanhol já havia afirmado que a reação de seu governo seria proporcional “à dignidade que representa a democracia espanhola e aos laços de irmandade que unem” os dois países.

Milei chama esposa de Sánchez de corrupta

O presidente argentino, Javier Milei, fala em conferência da extrema direita em Madri, na Espanha, em 19 de maio de 2024. — Foto: Manu Fernandez/ AP

Milei se referiu à esposa de Pedro Sánchez como uma “mulher corrupta” durante a convenção “Europa Viva 24”, um evento de líderes da extrema direita organizado pelo partido espanhol Vox, em Madri, durante o fim de semana.

“As elites globais não percebem o quão destrutivo pode ser implementar as ideias do socialismo (…), mesmo que você tenha a esposa corrupta, digamos, suja-se [sic] e tire cinco dias para pensar sobre isso”, disse Milei, em referência a um período de cinco dias de reflexão que Sánchez anunciou no fim de abril para decidir se renunciaria diante de acusações contra sua esposa.

Em abril, a Justiça espanhola aceitou uma denúncia contra a esposa do premiê, Begonã Gómez, feita pela associação Manos Limpias, um coletivo ligado à extrema direita que Sánchez acusa de estar perseguindo sua família há anos.

A Manos Limpias acusou Gómez de tráfico de influência e corrupção empresarial. No entanto, o Ministério Público arquivou depois a investigação com a alegação de que as provas apresentadas — informações da imprensa indiretamente relacionadas à esposa de Sánchez — não eram suficientes.

Segundo o portal espanhol “El Confidencial”, a investigação envolvia os vínculos de Begoña Gómez com o grupo turístico espanhol Globalia, proprietário da companhia aérea Air Europa, quando esta última estava em negociações com o governo para obter um resgate durante a pandemia de Covid-19, o que acabou conseguindo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘todo-mundo-que-estava-sem-cinto-foi-lancado-para-o-teto’,-diz-passageiro-de-voo-com-um-morto-por-turbulencia-severa

G1 Mundo

‘Todo mundo que estava sem cinto foi lançado para o teto’, diz passageiro de voo com um morto por turbulência severa

O avião fazia o trajeto entre Londres e Singapura, mas fez um pouso não programado no aeroporto de Bangkok, na Tailândia, por conta do episódio. Após desembarcar, o estudante Dzafran Azmir, de 28 anos, que estava no voo, relatou à agência de notícias Reuters que vários passageiros sem o cinto de segurança bateram a cabeça no bagageiro com tanta força que as estruturas chegaram a ficar amassadas. "Algumas pessoas bateram […]

today21 de maio de 2024 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%