G1 Mundo

Espanha vai exumar e identificar vítimas da Guerra Civil Espanhola, diz jornal

today12 de junho de 2023 10

Fundo
share close

Será a primeira exumação desse tipo envolvendo pessoas cujos corpos foram removidos de outro lugar após a guerra de 1936-1939 e enterrados sem a permissão de suas famílias no Vale de Cuelgamuros, anteriormente conhecido como Vale dos Caídos.

O jornal “El Pais” informou que cientistas forenses instalaram um laboratório dentro do vasto cemitério, que inclui um monumento e uma cruz de 150 metros de altura, nos arredores de Madri, antes do início dos trabalhos de exumação.

Os restos mortais de cerca de 34 mil pessoas, muitas delas vítimas do regime do ditador Francisco Franco, estão enterrados anonimamente no complexo. Parentes daqueles cujos restos mortais estão lá lutam há anos para dar a seus entes queridos um enterro em seus próprios nomes perto de suas famílias.



Purificacion Lapena tem feito campanha para que os restos mortais de seu avô Manuel Lapena e seu irmão Antonio, um ferreiro, sejam removidos do mausoléu. “Não me disseram nada sobre [o novo projeto]”, disse ela à Reuters por telefone. Em 2016, um tribunal aprovou a exumação dos irmãos, mas sete anos depois a família ainda espera.

Em abril, os restos mortais de José Antonio Primo de Rivera, fundador do movimento fascista Falange da Espanha que apoiou o regime franquista, foram exumados do mausoléu.

Sua exumação, que ocorre após a remoção dos restos mortais de Francisco Franco em 2019, faz parte de um plano para converter o complexo construído pelo ditador em um memorial às 500 mil pessoas mortas durante o conflito.

“Nenhuma pessoa ou ideologia que evoque a ditadura deve ser homenageada ou exaltada lá”, disse Felix Bolanos, ministro da Presidência, quando Primo de Rivera foi exumado.

Vale de Cuelgamuros, na Espanha. — Foto: Wikimedia Commons




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

agil-e-cuidadosa,-irma-mais-velha-foi-figura-central-na-sobrevivencia-das-criancas-colombianas-apos-queda-de-aviao-e-40-dias-na-selva

G1 Mundo

Ágil e cuidadosa, irmã mais velha foi figura central na sobrevivência das crianças colombianas após queda de avião e 40 dias na selva

Em um selva com animais como onças e cobras, árvores de até 60 metros de altura e umidade a 82% - principalmente em maio, quando chove até 17 horas por dia na região -, seria pouco provável que quatro crianças, uma delas de um ano, sobrevivessem sozinhas por 40 dias, descalças e sem comida nem água potável. Mas a sabedoria, a habilidade o cuidado de uma adolescente de 13 anos […]

today12 de junho de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%