G1 Santos

Especialista analisa perfuração no intestino que matou professora no litoral de SP

today20 de agosto de 2022 23

Fundo
share close

A professora Cleonice Antônio Santos, de 48 anos, morreu após ser violentada com um cabo de vassoura e ter parte do intestino grosso perfurada pelo objeto. Ao g1, um médico coloproctologista explica a importância do órgão e ressalta a emergência de cirurgia em casos semelhantes.

O laudo pericial do Instituto Médico Legal (IML), obtido pela reportagem, aponta que a causa da morte foi “choque séptico”, ou seja, uma infecção generalizada foi causada pela perfuração. Conforme apurado pela reportagem, a parte do intestino grosso perfurada é chamada de “cólon sigmoide”.

Segundo o médico coloproctologista Ricardo Mendonça Costa Júnior, trata-se de uma porção do órgão que fica do lado esquerdo do abdômen. “A importância dele para o corpo é a formação do bolo fecal, absorção de água e eletrólitos [substância que pode formar íons positivos e negativos]”.

Ainda de acordo com o profissional, em casos de perfuração, uma cirurgia deve ser feita com urgência, uma vez que há o risco de “cair conteúdo fecal na cavidade abdominal“. O médico acrescenta que “sem o procedimento cirúrgico de emergência, essa condição pode levar a septicemia, que é a infecção generalizada, e consequentemente ao óbito”.

O Hospital Municipal de São Vicente, no litoral de São Paulo, onde Cleonice morreu, alegou à família da vítima, em documento, que foi realizada uma laparotomia exploratória [manobra cirúrgica que envolve uma incisão através da parede abdominal para acessar a cavidade abdominal].



O documento, obtido pelo g1 (veja abaixo), aponta ainda que foi localizada uma determinada quantidade de pus, além da citada perfuração.

Hospital Municipal de São Vicente (SP) informou a família da vítima sobre os procedimentos realizados — Foto: Arquivo pessoal

Hospital Municipal de São Vicente

Em nota ao g1, a Prefeitura de São Vicente disse, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), que a paciente recebeu “acolhimento e todos os cuidados necessários” no Hospital Municipal de São Vicente.

“A Sesau esclarece que, de acordo com o Artigo 74 do Código de Ética Médica, os profissionais de saúde são proibidos de “revelar fato de que tenha conhecimento em virtude de exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente”, complementa a prefeitura.

A professora aposentada Cleonice Antônio Santos, de 48 anos, morreu após ser violentada com um cabo de vassoura em São Vicente. Ao g1, a artesã Luzinete Aragão, prima da vítima, alega que a família suspeita do namorado de Cleonice, que é considerado suspeito pela polícia e está foragido.

Um boletim de ocorrência foi registrado no 1º Distrito Policial de São Vicente segunda-feira (15), dia em que Cleonice morreu. A filha dela informou à Polícia Civil que, segundo relatado pelo próprio namorado da mãe, Cleonice teria sido socorrida por ele após “se sentir mal”.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

hospital-santo-amaro-oferece-vagas-de emprego-para pessoas-com-deficiencia-(pcd)

Prefeitura de Guarujá

Hospital Santo Amaro oferece vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)

O Hospital Santo Amaro, em Guarujá, oferece duas vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD), na função de auxiliar de serviços gerais. Os interessados devem cadastrar os currículos por meio do site da instituição www.hsamaro.org.br, e clicar no menu “trabalhe conosco”. Na impossibilidade ou dificuldade do cadastro via internet, o candidato deve ligar para o número (13) 3389-1515 ramal 1513, informar que quer concorrer à vaga e receberá as […]

today20 de agosto de 2022 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%