G1 Mundo

Esposa de narcotraficante ‘El Chapo’ deixa prisão nos EUA

today14 de setembro de 2023 8

Fundo
share close

Emma Coronel Aispuro, mulher do narcotraficante mexicano Joaquín “El Chapo” Guzmán, foi libertada nesta quarta-feira (13) nos Estados Unidos após cumprir quase dois anos de uma sentença de três anos por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Coronel, de 34 anos, saiu de um centro de reabilitação social em Long Beach, ao sul de Los Angeles, segundo o Escritório Federal de Prisões.

Ex-miss, Coronel se casou com o outrora poderoso chefe do tráfico quando era adolescente.



Guzmán foi extraditado do México para os Estados Unidos em 2017 e condenado à prisão perpétua em julho de 2019.

Veja fotos do traficante El Chapo

Ela foi condenada a três anos de prisão nos EUA em novembro de 2021.

Durante o julgamento da mulher, os promotores e seus advogados de defesa argumentaram que Coronel não estava envolvida no núcleo principal do Cartel de Sinaloa de Guzmán, que enviava centenas de toneladas de cocaína, heroína, metanfetamina e outras drogas para os EUA.

Até mesmo o promotor do caso, Anthony Nardozzi, disse que o papel dela era mínimo.

“Ela não era uma líder, organizadora, chefe ou qualquer outro tipo de gerente, era mais como uma peça em uma grande engrenagem de uma organização criminosa”, disse ele.

Coronel ajudou a facilitar a fuga de Guzmán de uma prisão mexicana em 2015. Ela frequentemente comparecia ao julgamento de seu marido em Nova York.

Com dupla nacionalidade americana e mexicana, Coronel conseguia entrar e sair livremente dos Estados Unidos até ser detida no Aeroporto Internacional de Dulles, nos arredores de Washington, em fevereiro de 2021.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

conheca-yoda,-o-cachorro-policial-dos-eua-que-capturou-o-brasileiro-danilo-cavalcante

G1 Mundo

Conheça Yoda, o cachorro policial dos EUA que capturou o brasileiro Danilo Cavalcante

Yoda, o cachorro que pegou o brasileiro Danilo Cavalcante — Foto: Reuters ⚠️O grupo antigo será desativado. Mesmo que você já faça parte da nossa comunidade, é preciso se inscrever novamente. Danilo foi detido na quarta-feira (13) pela manhã perto de uma pilha de tábuas de madeira na pequena cidade de South Conventry, no estado da Pensilvânia. Quando o fugitivo percebeu que estava cercado de policiais, ele tentou fugir rastejando […]

today14 de setembro de 2023 56

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%