Estabelecimentos podem integrar guia de turismo acessível no litoral de SP; entenda — Foto: Prefeitura de Santos
De acordo com a secretaria, os municípios construirão de forma colaborativa o primeiro guia temático para pessoas com deficiência (PcD) do Estado. No Brasil, mais de 18 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, seja ela física, visual, auditiva ou intelectual, ainda segundo a secretaria.
O secretario de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena, afirmou que a iniciativa ‘Turismo Sem Barreiras’ tem como objetivo firmar a obrigatoriedade de adaptações, além de sensibilizar gestores e o ‘trade turístico’ sobre a importância de promover ações de acessibilidade.
Lucena ressaltou que o projeto foi desenvolvido para analisar se a região está preparada para receber pessoas com necessidades específicas durante a temporada de verão. Ao incentivar a capacitação de profissionais à frente de hotéis, bares, restaurantes, parques, museus, teatros e terminais, um espaço acessível e acolhedor será garantido para todos os públicos, segundo a secretaria.
Confira os tipos de acessibilidade:
- Atitudinal: A percepção do outro, sem preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações.
- Arquitetônica: Recursos que permitam a locomoção de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, em qualquer espaço com autonomia.
- Comunicações: Acesso à comunicação interpessoal (como língua de sinais), comunicação escrita em livros, apostilas, jornais, revistas e comunicação virtual.
Publicar comentários (0)