G1 Mundo

Estado Islâmico anuncia morte de líder do grupo

today3 de agosto de 2023 6

Fundo
share close

Em abril, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, já havia afirmado que suas forças mataram o então líder, mas o grupo terrorista ainda não havia se manifestado sobre o caso até esta quinta.

O Estado Islâmico disse que Abu Hussein foi morto na Síria.

No mesmo comunicado, o grupo anunciou também ter nomeado Abu Hafs al-Hashimi al-Quraishi como novo líder.



Abu Hussein al-Husseini al-Quraishi assumiu o comando do Estado Islâmico em novembro de 2022, depois que seu antecessor foi morto, também na Síria.

Responsável pela série de atentados que aterrorizaram a Europa entre 2015 e 2017, o Estado Islâmico vive uma crise financeira desde então. O grupo terrorista atingiu seu auge em 2014, quando seu então chefe, Abu Bakr al-Baghdadi, declarou o território que controlava, na Síria um califado.

No entanto, o grupo começou a ser derrotado por adversários tanto na Síria como no Iraque, incluindo uma coalizão liderada pelos Estados Unidos.

Baghdadi foi morto durante uma operação militar dos EUA na Síria em 2019.

Atualmente, militantes do Estado Islâmico continuam a realizar ataques insurgentes na Síria, no Iraque e no Afeganistão.

Combatente do Estado Islâmico exibe arma e bandeira do grupo em rua de Mossul, no Iraque, em foto de 23 de junho de 2014 — Foto: Reuters/Stringer




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-fossil-encontrado-no-peru-que-pode-ter-sido-do-animal-‘mais-pesado-que-ja-existiu’

G1 Mundo

O fóssil encontrado no Peru que pode ter sido do animal ‘mais pesado que já existiu’

Trata-se de uma baleia antiga e há muito extinta que pesaria cerca de 200 toneladas. Apenas alguns dos maiores espécimes de baleia azul podem ter rivalizado com seu peso, dizem os pesquisadores. Os ossos fossilizados do animal foram desenterrados no deserto no sul do Peru — que, por isso, recebeu o nome de Perucetus colosso. A datação dos sedimentos ao redor dos ossos sugere que o animal viveu há cerca […]

today3 de agosto de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%