Prefeitura de Guarujá

Estaleiro de Guarujá fabrica embarcações para transporte hidroviário na Baixada

today3 de agosto de 2023 1

Fundo
share close

Startup que produz embarcações se instala na Cidade e realça o potencial de atratividade do Cing para o incremento do turismo náutico

As embarcações que serão utilizadas em projeto piloto do futuro transporte hidroviário na Baixada Santista estão sendo produzidas em Guarujá. A fabricação acontece na NavalBraz Estaleiro Naval, na Marina Dolphin, localizado no Complexo Industrial Naval de Guarujá (CING). A produção dos barcos na Cidade é feita pela SP Hidro, startup sediada no Parque Tecnológico de Santos.

Na última semana, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Portuário e Turismo visitaram o estaleiro no CING, para conferir de perto a engenharia e a técnica envolvida na construção deste tipo de embarcação (toda fabricada em alumínio), além de ver os robôs de solda especial e demais estruturas de apoio a essa atividade.

Além disso, no mesmo estaleiro de Guarujá fabrica-se, ainda, o único barco de busca e resgate do País de alta tecnologia e autoadriçável. Trata-se de uma especializada fabricada no CING , que poderá ser utilizada pela Marinha.

Eles foram recepcionados pelo diretor da SPHIDRO S.A., Gontran Parente e pelo diretor Arquiteto Naval Ovid Duncan. Também acompanharam a visita, os secretários de Turismo de Cubatão e de São Vicente.



De acordo com o secretário de Desenvolvimento, a atividade “evidencia, mais uma vez, o enorme potencial do CING e as inúmeras possibilidades de desenvolvimento que este pode trazer, abrigando atividades das marinas, da produção náutica e ações de turismo”.

Ele acrescenta que a empresa, inclusive, obteve recursos junto à Marinha, para desenvolver a fabricação específica de 14 embarcações para este projeto (por meio de parceria público privada com o Estado), de transporte público aquaviário de passageiros na Região, que ainda prevê a interligação com outros tipos de modais.

Para o titular do Turismo de Guarujá, o projeto de transporte hidroviário vai certamente fomentar o turismo náutico da Cidade, recentemente premiado. “Ganhamos o Prêmio Top Destinos, na categoria Turismo Náutico, e a ideia é, através do projeto de modal hidroviário, criar uma rota turística de transporte, entre as cidades. Mais estudos também estão sendo feitos”, complementa Fábio.

Incentivo fiscal

Na oportunidade, secretários e representantes da startup falaram da necessidade de sensibilizar o Governo do Estado, em reduzir o percentual do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com o intuito de incentivar a indústria náutica e naval na Região.

“Não podemos perder empresas, postos de trabalho e os recursos gerados. Pelo contrário, há que se envidar esforços e estabelecer políticas, para atrair novos investimentos, gerando mais empregos, oferecendo oportunidades para nossos jovens e trazendo desenvolvimento para o município”, ponderou o Secretário de Desenvolvimento de Guarujá.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-que-estuprou-e-filmou-enteado-era-produtor-de-videos-e-trabalhava-com-criancas-em-campinas,-diz-policia-civil

G1 Santos

Homem que estuprou e filmou enteado era produtor de vídeos e trabalhava com crianças em Campinas, diz Polícia Civil

De acordo com o delegado Mateus Rocha, da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Campinas, o homem se apresentava como fotógrafo e filmmaker e prestava serviços para empresas que gravavam séries de TV, por exemplo. "Ele buscava trabalhar sempre com crianças, então pode ser que haja novas vítimas que a gente precise identificar. Então, aos pais que porventura tenham filhos que realizaram algum tipo de trabalho artístico com […]

today3 de agosto de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%