G1 Santos

Estátua em homenagem ao patrono da Marinha é inaugurada na orla de Santos

today3 de dezembro de 2022 39

Fundo
share close

O monumento em homenagem a Joaquim Marques Lisboa, o almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil foi inaugurado na orla da praia do Embaré, em Santos, no litoral de São Paulo. A honraria integra as comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil.

A imagem do almirante Tamandaré foi instalada na orla, na altura do número 56 da Avenida Bartolomeu de Gusmão. O comandante da Marinha, almirante de esquadra Almir Garnier Santos, o prefeito Rogério Santos, além de outras autoridades militares e convidados, participaram da inauguração, na última quinta-feira (1).

A iniciativa foi da Marinha do Brasil, realizada por intermédio da Capitania dos Portos de São Paulo e Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-Santos), e contou com parceria da Prefeitura de Santos.



monumento em homenagem a Joaquim Marques Lisboa, o almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil foi inaugurado na orla da praia do Embaré — Foto: Isabela Carrari

Quem quiser saber um pouco mais sobre a vida do almirante Tamandaré terá a chance de obter informações apontando a câmera do celular para o QR Code instalado na base do monumento. O aparelho dará acesso ao site da Marinha, onde consta a biografia do patrono da Marinha.

O almirante Tamandaré nasceu no Rio Grande do Sul em 13 de dezembro de 1807. Seu pai, Francisco Marques, era o patrão-mor do porto do Rio Grande. Ele participou de momentos importantes do País, como a Independência e a Guerra do Paraguai. Joaquim recebeu o título de marquês de Tamandaré e foi designado patrono da Marinha. Ele morreu no Rio de Janeiro, em março de 1897.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

fanaticos-por-futebol-de-botao-usam-a-copa-como-motivo-para-manter-viva-a-paixao-por-esporte-centenario

G1 Mundo

Fanáticos por futebol de botão usam a Copa como motivo para manter viva a paixão por esporte centenário

De Norte a Sul do Brasil, praticantes do esporte organizam disputas entre seleções jogando sozinhos ou com amigos, seja em garagens ou mesmo em clubes dedicados somente ao botonismo. A Copa do Mundo para eles é mais uma boa oportunidade para rever amigos, treinar e divulgar o futebol de botão, que atualmente é mais conhecido como futebol de mesa (futmesa). Mesmo quando divergem sobre regras, campo e até bolas, os […]

today3 de dezembro de 2022 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%