G1 Santos

Estudante de Medicina vende carro, faz empréstimo e viraliza ao mostrar a luta para pagar o curso

today8 de maio de 2024 7

Fundo
share close

Uma estudante de Santos, no litoral de São Paulo, viralizou nas redes sociais ao pedir ajuda para realizar um sonho: se tornar médica. Vitória Calixto Monteiro, de 23 anos, contou ao g1 que já fez empréstimos, financiamentos e até vendeu o carro para pagar as mensalidades. Agora, os recursos acabaram e ela corre o risco de ter que trancar o curso de Medicina.

“O que mais me encanta na Medicina é o cuidado e o contato com os pacientes, poder conhecer histórias e ajudar alguém a se sentir melhor”, afirmou Vitória, que agora é quem precisa de ajuda.

Vitória explicou que sonhava em estudar Medicina desde criança. Em 2018, quando começou o 3º ano do Ensino Médio, ela começou a fazer cursos preparatórios para prestar vestibular e entrar em uma faculdade federal. Diante das condições financeiras da família, a estudante afirmou que sabia que uma universidade particular não era uma opção.



Depois de quatro anos de tentativas, em 2022, ela passou em uma universidade particular em Santos que não aceita o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos.

A estudante contou que a mãe dela, a secretária Mabel Calixto, de 56 anos, estava disposta a fazer o sonho se tornar realidade. Elas conversaram com o pai da Vitória que aceitou arcar com os custos da faculdade. De acordo com a jovem, a mensalidade é R$ 10.674,30 e a cada semestre também é preciso pagar esse mesmo valor de rematrícula.

Após recursos se esgostarem, estudante pode ter sonho de se tornar médica interrompido — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Financiamento e empréstimo

No primeiro semestre, o pai dela conseguiu pagar apenas duas mensalidades e a Vitória só descobriu no final dos seis meses, quando ele disse que a estudante teria que trancar a faculdade.

“Eu fiquei sem chão. Eles [universidade] falaram que para trancar precisaria pagar o que estava em aberto. O meu pai fez um acordo e pagou o primeiro semestre. Foi aí que minha mãe falou: ‘Vamos tentar de todas as formas fazer você ficar nessa faculdade'”, explicou ela.

Para pagar o semestre seguinte, Vitória fez um financiamento no banco. Mas, como não estava conseguindo pagá-lo, a família precisou vender o carro para quitar essa dívida. Se tivesse outros bens, ela afirmou que os venderia para estudar Medicina.

“Não vendemos mais nada porque não temos mais bens que possamos vender. O apartamento que moramos é alugado”, explicou a estudante.

Quando chegou no terceiro semestre, ela foi até um banco fazer um novo financiamento. Mas, desta vez, foi recusado. A alternativa que a estudante encontrou foi fazer um empréstimo com o tio, que ela continua pagando.

Estudante de Medicina viralizou com pedido de ajuda para continuar faculdade — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Durante o quarto semestre, Vitória não conseguiu pagar as mensalidades e para fazer a rematrícula para o quinto precisaria quitar essa dívida. Ela fez um acordo com a faculdade e a primeira parcela foi paga por um amigo da família.

A estudante destacou que não consegue trabalhar porque o curso é integral e, assim como a família, não tem mais recursos para pagar a faculdade. Ela está no quinto semestre e ainda faltam mais sete para realizar o sonho de se tornar médica.

“Como não nasci em berço de ouro, nunca foi fácil. Cada semestre era uma luta diferente […]. Me assusta e dá um pouco de medo saber que ainda faltam sete semestres, mas só de ter chego aqui já é uma vitória”, afirmou ela.

Vitória contou ao g1 que não queria que soubessem o que ela estava passando para pagar a faculdade. Mas, entendeu que um vídeo poderia chegar em pessoas com condições para ajudá-la e decidiu compartilhar a situação nas redes sociais.

O vídeo em que ela pede ajuda para continuar a estudar já ultrapassou 158 mil visualizações.

“Todos os dias permaneço estudando mesmo com as incertezas. Apenas tenho vivido pela fé. Eu tenho certeza que chegar até aqui já é um milagre e eu quero muito ver esse milagre até o fim”.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

plano-de-saude-alega-‘prejuizo’-e-cancela-atendimento-a-criancas-autistas;-maes-entram-na-justica

G1 Santos

Plano de saúde alega ‘prejuízo’ e cancela atendimento a crianças autistas; mães entram na Justiça

Mães ouvidas pela equipe de reportagem explicaram que os planos de saúde são da modalidade coletivo por adesão. Isto é, a Qualicorp atua como intermediadora e administra os contratos com coberturas oferecidas pela operadora Amil, que recebe o pagamento. Em nota, Qualicorp afirmou que a decisão pelo cancelamento do plano não partiu dela. Segundo a companhia, a operadora Amil exerceu um direito previsto em contrato e regulamentado pela Agência Nacional […]

today8 de maio de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%