G1 Santos

Estudantes de Ciência de Dados são vice-campeões em evento de programação na Índia

today17 de março de 2024 8

Fundo
share close

Três estudantes de Ciência de Dados da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) Rubens Lara, de Santos, no litoral de São Paulo, conseguiram o primeiro lugar na categoria de Finanças e foram vice-campeões na classificação geral de um evento realizado na Índia. O artigo do trio se destacou entre outros 32 trabalhos, de diversos países, no “Students’ Research Conclave”.

A edição de 2023 reuniu alunos da Índia, Brasil, Zimbábue e Catar para promover o pensamento crítico e habilidades analíticas.

Os estudantes Flávia Valle, Gabriel Silva e Thalita Routh se dedicaram por quase um ano. Em janeiro, apresentaram um artigo que agrupa dados sobre ações negociadas na Bolsa de Valores do Brasil (B3) entre 2018 e 2022.



Ao g1, Thalita, de 34 anos, explicou que a admiração pela programação na Índia é algo que o grupo compartilha. Os colegas se reuniram no apartamento de Flávia e apresentaram o trabalho na madrugada de 15 de dezembro. O resultado surpreendeu positivamente.

“Lá no Vale do Silício, nos Estados Unidos, tem muito indiano trabalhando. Porque eles são ensinados, desde pequenininhos, a programar. Tudo isso chama nossa atenção […] A lógica de programação que eles têm é admirável”, afirmou.

Thalita, Gabriel e Flávia são estudantes da FATEC em Santos (SP) — Foto: Arquivo pessoal

O trabalho foi realizado para a conclusão da disciplina de Álgebra Linear e orientado pelo professor Alexandre Garcia de Oliveira. Ele explicou ao g1 que a proposta é pegar colunas numéricas e transformá-las para reduzir a dimensionalidade, mas sem alterar as propriedades estatísticas iniciais.

A metodologia aplicada foi o Primeiro Componente de Análise (PCA), com o qual o trio reuniu um grande volume de dados financeiros.

“Pensa numa tabela de Excel em que você tem 300 colunas e muitas linhas. O negócio vai ficar lento, concorda comigo? Tem muito dado ali para você trabalhar, requer muita memória e fica mais difícil”, disse o educador.

O trabalho ficou em primeiro lugar no painel de finanças, chamado “Desenvolvimento sustentável e nova dimensão em finanças e contabilidade”, e em segundo na apresentação geral do conclave. Os artigos selecionados serão publicados no Annual Research Journal of SCMS de 2024.

Os sentimentos que ficam para Thalita são alegria, gratidão e a vontade de buscar mais. “A faculdade sempre incentiva os alunos a fazerem artigos científicos, só que às vezes a gente não tem a dimensão de onde pode chegar. Esse ano, a gente quer fazer mais alguns, temos outros focos, outros países também”, comemorou.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

caso-robinho:-stj-vai-julgar-nesta-semana-se-ex-jogador-pode-cumprir-pena-no-brasil;-entenda

G1 Santos

Caso Robinho: STJ vai julgar nesta semana se ex-jogador pode cumprir pena no Brasil; entenda

O tribunal vai analisar a chamada homologação de sentença, um procedimento que valida uma decisão estrangeira e permite que ela seja executada no Brasil. O STJ não vai julgar novamente a acusação contra Robinho, ou seja, não vai revisitar o caso, avaliando fatos e provas. O g1 reuniu os detalhes do julgamento e o que pode acontecer a partir de uma decisão do tribunal. Você vai ver nesta reportagem (clique […]

today17 de março de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%