G1 Mundo

EUA acusam Rússia de violar tratado nuclear, diz jornal

today31 de janeiro de 2023 13

Fundo
share close

De acordo com o ‘Wall Street Journal’, os americanos acusam a Rússia de se recusar a permitir inspeções no local e se recusar a atender os pedidos do governo americano para se reunir e discutir questões de conformidade ao tratado.




Armas de destruição em massa vão além das nucleares; entenda os riscos envolvidos em conflito na Ucrânia

Armas de destruição em massa vão além das nucleares; entenda os riscos envolvidos em conflito na Ucrânia

Os Estados Unidos acusaram a Rússia de ter violado os termos de um tratado para controlar o número de armas nucleares que os dois firmaram em 2011, de acordo com uma reportagem do “Wall Street Journal” desta terça-feira (31). Segundo o jornal, há um relatório enviado ao Congresso dos EUA, escrito pelo Departamento de Estado sobre o tema —nos EUA, o Departamento de Estado é o órgão que desempenha as funções de Ministério das Relações Exteriores.

De acordo com jornal, os americanos acusam a Rússia de dois tipos de violações do tratado:

  • A Rússia se recusa a permitir inspeções em alguns locais;
  • A Rússia se recusa a atender os pedidos do governo americano para se reunir e discutir questões de conformidade ao tratado.

Fábrica onde se fabricam componentes de metal para armas na Carolina do Sul, nos EUA, em 2013 — Foto: Stephen B. Morton/AP

O tratado é conhecido pela sigla Start. Pelos termos desse acordo, os dois países limitam o alcance de armas nucleares.

O Start foi firmado em fevereiro de 2011, e tem validade até fevereiro de 2026.

entre os Estados Unidos da América e a Federação Russa sobre Medidas para Maior Redução e Limitação de Armas Ofensivas Estratégicas, também conhecido como o Novo Tratado START, aumenta a segurança nacional dos EUA ao impor limites verificáveis a todas as armas nucleares de alcance intercontinental russas implantadas . Os Estados Unidos e a Federação Russa concordaram em estender o tratado até 4 de fevereiro de 2026.

Pelo texto, os dois países também se comprometem a limitar o número de armas. Os números são os seguintes:

  • 700 mísseis balísticos intercontinentais, mísseis balísticos de lançamento de submarinos e bombardeiros pesados equipados para armamentos nucleares;
  • 1.550 ogivas nucleares para serem lançados de plataformas terrestres ou de submarinos e bombardeiros pesados equipados para armamentos nucleares (cada um desses bombardeiros pesados é contado como uma ogiva);
  • 800 lançadores de mísseis intercontinentais, lançadores a partir de submarinos e bombardeiros pesados equipados para armamento nuclear.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘a-culpa-e-minha-se-recebo-todo-dia-imagens-de-homens-nus-que-nao-pedi?’

G1 Mundo

‘A culpa é minha se recebo todo dia imagens de homens nus que não pedi?’

Todas as manhãs, quando acorda, Emily Atack vê uma foto de um homem nu que ela não pediu para ver. A atriz, apresentadora e comediante, com 33 anos de idade, sente-se enojada centenas de vezes por dia. "É o cúmulo do desrespeito", afirma ela. "É o cúmulo pensar, 'acho que você é fácil e que está a fim." Atack fez um documentário sobre o tema para a BBC. Ela vem […]

today31 de janeiro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%