G1 Mundo

EUA dizem que Grupo Wagner ofereceu defesa aérea para ‘Hezbollah ou Irã’

today22 de novembro de 2023 1

Fundo
share close

O governo dos EUA afirma que Irã e Rússia estão conversando para uma espécie de apoio mútuo militar.




EUA voltam a atacar posição militar usada pelo Irã na Síria

EUA voltam a atacar posição militar usada pelo Irã na Síria

O governo dos Estados Unidos afirmou, nesta terça-feira (21), que o grupo mercenário russo Wagner se prepara para reforçar as defesas aéreas do movimento libanês pró-iraniano Hezbollah ou do próprio governo do Irã, dois adversários dos EUA.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, disse que o Wagner deve fornecer material e homens ao Hezbollah ou ao Irã e que faz isso sob a direção do governo russo.

Ele disse também que o Irã “avalia proporcionar à Rússia mísseis balísticos agora para seu uso contra a Ucrânia em troca deste apoio”. Ou seja, seria uma espécie de troca de ajuda militar entre Irã e Rússia.

O “Wall Street Journal” publicou, no começo deste mês, uma reportagem em que diz que o Grupo Wagner estava se preparando para fornecer o Pantsir-S1, sistema russo de armas de artilharia e mísseis antiaéreos autopropulsados conhecidos como SA-22. O jornal afirma que a informação era de funcionários do governo dos EUA que não queriam ser identificados.

Kirby disse que os EUA estão preparados para sancionar “indivíduos ou entidades russas que possam fazer estas transferências desestabilizadoras”. A Rússia e o Irã já são alvo de sanções comerciais internacionais. Os dois estreitaram laços em diversos setores.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, fez uma visita oficial ao Irã em setembro, descrita como um “passo importante” para a cooperação militar entre os aliados.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tiktoker-e-preso-por-ignorar-ordem-judicial-contra-pegadinhas-no-reino-unido

G1 Mundo

TikToker é preso por ignorar ordem judicial contra pegadinhas no Reino Unido

Influencer de 19 anos recebeu ordem judicial após gravar uma pegadinha em que invade casa de família junto com amigos. O influencer Mizzy, de 19 anos, no vídeo em que invade a casa de uma família — Foto: Reprodução/TikTok O TikToker Mizzy, do Reino Unido, foi condenado a 18 semanas de detenção em uma instituição para jovens infratores, informou a BBC nesta terça-feira (21). O influenciador de 19 anos, cujo […]

today22 de novembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%