G1 Mundo

EUA planejam enviar bombas de fragmentação para Ucrânia, dizem autoridades

today7 de julho de 2023 6

Fundo
share close

Com grande poder de destruição, munição é proibida em mais de 120 países.


Restos de uma bomba de fragmentação não detonada no território ucraniano, em outubro de 2014 — Foto: Oleg Solvang/ Human Rights Watch



Os Estados Unidos planejam enviar bombas de fragmentação para a Ucrânia, disseram autoridades norte-americanas na quinta-feira (6). A medida, contestada por grupos de direitos humanos, pode ser um diferencial poderoso na contraofensiva do país contra a Rússia.

Um pacote de ajuda que inclui as munições deve ser anunciado na sexta-feira (7), disseram três autoridades dos EUA (sob condição de anonimato) à Reuters. A Casa Branca disse que o envio do equipamento para a Ucrânia está “sob consideração ativa”, mas não realizou nenhuma declaração formal.

As bombas de fragmentação tem grande poder de destruição: após serem disparadas, liberam dezenas de “sub-bombas” que podem se espalhar por uma área ampla, ameaçando civis. Além disso, as “submunições” que não explodem representam um perigo por anos após o término de um conflito.

Anteriormente, a organização de direitos humanos Human Rights Watch pediu à Rússia e à Ucrânia para não usarem este tipo munição e insistiu com os EUA para não fornecê-las.

Em 2008, 120 países assinaram um tratado internacional que proíbe o uso dessas bombas em conflitos militares. EUA, Rússia e Ucrânia, no entanto, não assinaram.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

navio-de-carga-com-1.200-carros-pega-fogo-nos-eua-e-2-bombeiros-morrem;-veja-video

G1 Mundo

Navio de carga com 1.200 carros pega fogo nos EUA e 2 bombeiros morrem; veja VÍDEO

Um navio cargueiro com 1.200 veículos, tanto novos como usados, pegou fogo em um porto em Nova Jérsei, nos Estados Unidos. Dois bombeiros morreram e outros cinco ficaram feridos ao tentar controlar as chamas na madrugada desta quinta-feira (6). Imagens de vídeo (veja acima) mostraram o combate às chamas e a fumaça de vários veículos incendiados. O navio Grande Costa d'Avorio tem bandeira da Itália. O incêndio começou no 10º […]

today7 de julho de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%