G1 Mundo

EUA prorrogam compras de gás da Venezuela

today11 de julho de 2023 8

Fundo
share close

O governo dos EUA aplica diversas sanções econômicas à Venezuela para desestabilizar politicamente o presidente do país, Nicolás Maduro, cuja reeleição em 2018 o governo americano diz ter sido fraudulenta. Desde 2019, essas medidas incluem a proibição da comercialização do petróleo venezuelano.

No entanto, desde o começo da guerra na Ucrânia, há uma crise de oferta no mercado de energia, e há meses o governo dos EUA se aproxima da Venezuela e flexibiliza o embargo.

Nesta segunda-feira, o Departamento do Tesouro dos EUA prorrogou a licença para as transações das quais participam o governo venezuelano, a estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) ou qualquer entidade na qual esta petroleira “detenha, direta ou indiretamente, uma participação igual ou superior a 50%” dos ativos (ou seja, empresas estatais ligadas à cadeia do óleo e gás).



Ficam proibidos pagamentos em espécie de petróleo ou de produtos derivados e transações com pessoas ou entidades incluídas na lista negativa.

A licença substitui, a partir desta segunda-feira, uma autorização similar emitida há um ano e ficará em vigor até 10 de julho de 2024.

Há tempos, o governo americano se mostra disposto a suspender, progressivamente, as sanções financeiras impostas à Venezuela, se forem alcançados acordos entre Maduro e a oposição para as eleições do próximo ano. O diálogo está paralisado desde o final de 2022.

O governo dos EUA pede que as eleições, nas quais Maduro concorre à reeleição, sejam livres e justas.

Na semana passada, porém, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, classificou de “mensagem oposta” a eleições livres a inabilitação de líderes da oposição para o próximo pleito eleitoral.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

jogador-de-futsal-morto-em-acidente-passava-ferias-no-rio-apos-ser-campeao-em-portugal-e-ter-contrato-renovado

G1 Mundo

Jogador de futsal morto em acidente passava férias no Rio após ser campeão em Portugal e ter contrato renovado

O atleta jogava como ala no Boa Esperança Futsal, em Portugal, e tinha acabado de renovar o contrato com o time, após a conquista do campeonato nacional da 3ª Divisão. Ao saber do acidente, a mãe do atleta, Josi Durval, foi para o local. Muito abalada, ela chorou muito e não saiu do lado do corpo do filho. A todo momento, parentes e amigos tentam consolar a mulher. A batida […]

today11 de julho de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%