G1 Mundo

EUA, Rússia, China, Brasil… Como a ONU virou um ‘campo de batalha’ na tentativa de resolver conflito Israel x Hamas

today26 de outubro de 2023 5

Fundo
share close

É o que explica Tanguy Baghdadi, professor de Política Internacional na Universidade Veiga de Almeida e fundador do podcast Petit Journal, em entrevista ao podcast O Assunto desta quinta-feira (26).

“Nesse sentido, a ONU se mostra como um daqueles campos de disputa, aqueles campos de batalha que os olhos veem, que são as negociações que a gente está vendo, que vão ser televisionadas, que a gente vai saber qual é a posição de um, qual é a posição de outro.”

Membros do Conselho de Segurança da ONU votam durante reunião sobre o conflito entre Israel e Hamas — Foto: David ‘Dee’ Delgado/Reuters



A resolução norte-americana também foi vetada pela China que, assim como a Rússia, criticou a falta de um pedido por cessar-fogo no texto.

“ONU é um campo de batalha, e o Brasil se apresenta para destravar esse cenário”

“ONU é um campo de batalha, e o Brasil se apresenta para destravar esse cenário”

“Existe uma pressão muito grande para os Estados Unidos divergirem de qualquer coisa que a Rússia apresente, assim como existe uma pressão bastante grande no sentido contrário — qualquer coisa que os Estados Unidos apresentem, a Rússia vai vetar.”

Nessa toada, outros nomes vão se juntando ao centro do palco na tentativa de destravar esse cenário, como fez o Brasil na semana passada.

“O Brasil chegou a tentar se apresentar, o Brasil fez uma proposta que imaginava que era de consenso, imaginava que era um consenso pelo fato de que os Estados Unidos não se manifestaram contra durante a negociação”, explica Tanguy. […] “E os Estados Unidos silenciaram para vetar no último momento.”

Críticos ao Conselho de Segurança pedem mais democratização, afirma professor

Críticos ao Conselho de Segurança pedem mais democratização, afirma professor

“Então, o Conselho de Segurança ao longo dos últimos dias não pareceu ser exatamente um espaço propício para negociações. Ele parece ser muito mais o espaço no qual cada um vai colocar a sua posição, e que nesse momento é muito mais para reafirmar uma posição que cada país já tinha do que exatamente para ter algum tipo de exposição para abrir uma mesa de negociações.”




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

e-#fato:-ocupantes-escapam-da-morte-ao-serem-ejetados-de-aviao-que-caiu-e-explodiu;-video

G1 Mundo

É #FATO: ocupantes escapam da morte ao serem ejetados de avião que caiu e explodiu; VÍDEO

Tudo aconteceu durante o 25º Thunder Over Michigan, um dos principais shows aéreos dos EUA, em agosto de 2023. Apesar da gravidade do acidente, ninguém ficou ferido. Piloto e tripulante são ejetados com segurança antes de queda de caça nos EUA Circulam nas redes sociais vídeos que mostram o momento em que dois ocupantes são ejetados de um jato pouco antes da aeronave cair --e explodir em seguida-- em uma […]

today26 de outubro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%