G1 Mundo

EUA têm 24 mil agentes na fronteira com o México em antecipação ao fim de regra que expulsava imigrantes

today11 de maio de 2023 28

Fundo
share close

Na quinta-feira (11) uma regra legal sobre imigração chamada Título 42 vai expirar. Pelo texto dessa regra, o governo dos EUA podia expulsar automaticamente todas as pessoas que chegavam ao território do país sem visto ou documentação necessária. A justificativa era a pandemia.

O presidente Biden afirmou que os primeiros dias depois do fim da regra devem ser caóticos. Há meses ele pede para que os imigrantes usem os programas que tentam evitar aglomerações em sua fronteira sul.

Agora, a administração Biden tenta convencer os migrantes a recorrerem a vias legais, como marcar uma consulta em um aplicativo de smartphone do governo chamado CBP One para pedir asilo em um porto de entrada, recorrer a uma autorização de reunificação familiar ou inserir-se em um programa que autoriza a entrada de 30 mil pessoas por mês (esse programa só vale para pessoas da Venezuela, Nicarágua, Cuba e Haiti que tentam imigrar por motivos humanitários).



Os imigrantes, no entanto, afirmam que têm dificuldade para usar o CBP One.

Imagem de imigrantes na cidade de Yumi, no Arizona, em 10 de maio de 2023 — Foto: Mario Tama/Getty Images/AFP

Por enquanto, o governo dos EUA deve recorrer a uma regra antiga, chamada Título 8, para lidar com o fluxo de imigrantes.

Se os imigrantes não forem “elegíveis ao asilo”, eles podem ser deportados com base no Título 8, uma norma migratória usada há décadas e que permite deportar qualquer pessoa que entre no país sem visto ou documentação exigida, mas que não tem nenhuma relação com questões sanitárias.

Um funcionário do governo dos EUA que pediu para não ser identificado afirmou que a gestão vai expandir significativamente o uso de remoção acelerada na fronteira a partir de quinta-feira e que pela primeira vez na história as expulsões para o México de imigrantes de Cuba, Nicarágua, Haiti e Venezuela serão feitas com base no Título 8.

Migrantes de outras nacionalidades serão devolvidos a seus países de origem com o respaldo legal de acordos negociados no último ano e meio.

No final de fevereiro, o governo dos EUA propôs novas regras para limitar a concessão de asilo a imigrantes.

Essa nova proposta está em tramitação.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

george-santos:-quem-e-o-deputado-norte-americano-filho-de-brasileiros-que-foi-detido-apos-ser-alvo-de-acusacoes-criminais

G1 Mundo

George Santos: quem é o deputado norte-americano filho de brasileiros que foi detido após ser alvo de acusações criminais

Depois de conseguir o feito inédito, George Santos passou a ser acusado de mentiras, e se tornou famoso por acumular histórias falsas. Com casos inventados, exagerados e um passado desconhecido, ele passou a ser investigado pelo Comitê de Ética da Câmara dos Deputados. Ele também é alvo de investigação da Justiça norte-americana e responde a 13 acusações por fraude, lavagem de dinheiro e roubo de fundos públicos. Promotores federais acusam […]

today11 de maio de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%