G1 Mundo

EUA voltam a atacar alvos do grupo rebelde Houthis na capital do Iêmen

today13 de janeiro de 2024 5

Fundo
share close

Os Estados Unidos voltaram a atacar alvos do grupo rebelde Houthis na capital do Iêmen, Sanaa, na manhã de sábado (13), sexta-feira (12), no Brasil. O local bombardeado e controlado pelo grupo estaria colocando em risco navios comerciais no Mar Vermelho.

Desde o 19 de novembro, militantes do grupo rebelde atacam navios comerciais que passam pelo Mar Vermelho em protesto à guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza.

De acordo com o Comando Central dos Estados Unidos, o ataque de hoje tinha como o alvo um radar utilizado pelos Houthis para atingir as embarcações no Mar Vermelho.



Este é o segundo dia seguido que as forças norte-americanas e britânica bombardeiam a região.

Mais cedo na sexta, o presidente dos EUA, Joe Biden, parabenizou as forças do país pelo primeiro ataque e disse que “não hesitará” em “ordenar outras medidas” militares se necessário.

Desde novembro, pelo menos 28 ataques conduzidos pelo grupo rebelde contra navios foram registrados na região. Em dezembro, por exemplo, um navio norueguês foi atacado por um míssil, na costa do Iêmen.

O grupo prometeu continuar os ataques até que Israel interrompa o conflito em Gaza e alertaram que atacariam navios de guerra dos EUA se o próprio grupo de milícia fosse alvo.

Os ataques houthis perturbaram o comércio internacional na principal rota entre a Europa e a Ásia, que representa cerca de 15% do tráfego marítimo mundial.

Várias companhias de transporte marítimo suspenderam operações, preferindo o trajeto mais longo em torno da África.

Mapa mostra o caminho que os navios fazem até chegar ao Canal de Suez — Foto: Kayan Albertin/g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ex-presidente-do-peru-pedro-castillo-pode-pegar-34-anos-de-prisao-por-tentativa-de-golpe-de-estado

G1 Mundo

Ex-presidente do Peru Pedro Castillo pode pegar 34 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado

O Ministério Público do Peru solicitou, nesta sexta-feira (12), 34 anos de prisão para o ex-presidente Pedro Castillo.; Ele é acusado de rebelião por sua tentativa fracassada de dissolver o Congresso e "perpetrar um golpe de Estado" em dezembro de 2022. Segundo o pedido apresentado ao tribunal, o ex-presidente é acusado de perpetrar o golpe de Estado de 7 de dezembro de 2022. O documento foi entregue ao juiz responsável […]

today13 de janeiro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%