G1 Mundo

EUA voltarão a impor sanções à Venezuela se não houver reversão de decisão judicial que impede principal candidata de oposição de concorrer

today30 de janeiro de 2024 1

share close

Os Estados Unidos vão voltar a aplicar sanções contra a Venezuela caso a Justiça mantenha uma proibição que impede a candidata presidencial Maria Corina Machado de ocupar o cargo, disse um representante do governo americano.

As informações são das agências de notícias Reuters e Bloomberg.

Os EUA não vão prorrogar a licença para que a Venezuela exporte petróleo em abril caso o governo venezuelano proíba candidatos à presidência de concorrer neste ano. Os americanos também estão pensando em impor novas medidas.



A decisão do Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela na sexta-feira significa que Corina Machado, uma engenheira industrial de 56 anos, não pode registrar sua candidatura para as eleições presidenciais marcadas para o segundo semestre de 2024.

Na sexta-feira, o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, já havia dito que os EUA estavam revendo a política de sanções à Venezuela “com base neste desenvolvimento e nos recentes ataques políticos aos candidatos da oposição democrática e à sociedade civil”.

Em outubro, os EUA aliviaram as sanções ao setor de petróleo, que produzem efeitos economicamente debilitantes ao país exportador da commodity, depois que o governo do presidente Nicolás Maduro assinou um acordo com a oposição sob o qual Caracas assumiu o compromisso de realizar eleições presidenciais livres e justas em 2024.

Miller disse que a decisão do tribunal da Venezuela foi “profundamente preocupante” e contraria os compromissos assumidos por Maduro de permitir que todos os partidos selecionassem os seus candidatos para as eleições presidenciais.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

agricultores-impoem-‘cerco’-a-paris-em-protesto

G1 Mundo

Agricultores impõem ‘cerco’ a Paris em protesto

Agricultores franceses tentaram impor um "cerco" a Paris, nesta segunda-feira (29), ao impedir o tráfego em várias rodovias no entorno da capital. Eles exigem que o governo adote medidas para ajudá-los a lidar com os efeitos da inflação, competir com as importações de produtos mais baratos e, de modo geral, garantir o sustento de suas famílias. Assim como ocorreu recentemente na Alemanha e em outros países europeus, há uma semana […]

today30 de janeiro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%