Gospel Prime

Evangélicos seguem crescendo em todo o Brasil, aponta estudo

today8 de dezembro de 2023 1

Fundo
share close

Um novo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelou que o número de igrejas evangélicas no Brasil cresceu 228% em duas décadas, representando 70% dos estabelecimentos religiosos formalizados no país. Os dados de 2021 mostram que o Brasil possui 87,5 mil igrejas evangélicas com CNPJ, enquanto as paróquias católicas representam 11%. Em comparação, em 1998, as igrejas evangélicas eram 54,5% do total de templos no Brasil, somando 26,6 mil templos.

Segundo a economista Fernanda de Negri, pesquisadora coautora do estudo, a maioria das igrejas evangélicas são pentecostais e neopentecostais, com pequenas congregações de bairro formando a maior parte desses templos. A Igreja Universal do Reino de Deus, descrita como “uma empresa com diversas filiais”, possui 6.800 templos no país, representando 7,8% do total de igrejas registradas. A Igreja do Evangelho Quadrangular, uma das maiores denominações pentecostais, soma 5.000 templos.

O levantamento utilizou dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego, considerando os CNPJs de “atividades de organizações religiosas”. Apesar de impreciso, o estudo permite uma compreensão realista do cenário, evidenciando que os católicos foram o grupo que menos cresceu de 1998 para cá, com um aumento de 63% no número de paróquias, enquanto as igrejas evangélicas registraram um aumento de 228,5%.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

posse-de-novos-representantes-do-conselho-municipal-da-juventude-e-na-segunda-feira

Prefeitura de Guarujá

Posse de novos representantes do Conselho Municipal da Juventude é na segunda-feira

Evento ainda contará com feira de profissões e apresentações culturais Os 24 eleitos para representar o Conselho Municipal da Juventude (CMJ) de Guarujá tomarão posse nesta segunda-feira (11), às 18h30, no Teatro Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba) e conta com o apoio da Prefeitura de Guarujá. A cerimônia de posse acontecerá às 18h30, porém o evento iniciará às 9 horas, com Feira de Profissões, que […]

today8 de dezembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%