G1 Santos

Ex-jogador e melhor amigo do Rei Pelé, Manoel Maria lamenta perda: ‘já estava esperando’

today29 de dezembro de 2022 15

Fundo
share close

Manoel Maria, melhor amigo do Rei Pelé, que faleceu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, é a mistura de tristeza pela partida do seu “irmão” com o conformismo de quem o viu sofrer. Em entrevista ao g1, ele falou sobre a partida do Atleta do Século 20.

“A gente já estava esperando. Ele começava a sofrer, tomava medicamento para a dor. Sei que era melhor Deus levá-lo na hora que fosse. Mas somos egoístas. Na verdade, esperava [a partida], mas não queria que acontecesse”, relatou. “Estou muito triste, mas tenho que me habituar com a ideia”.

“Mamá”, como era chamado por Pelé, esteve no Hospital Israelita Albert Einstein há 15 dias, onde teve o último contato com o maior jogador de todos os tempos.



“Fui com meu filho. Ele estava meio sonolento e perguntou quem era, disse que era o Mamá. O cuidador não sabia quem era, e o Pelé disse: ‘é o Manoel Maria’, disse ainda que precisava da gente”.

Manoel Maria com o filho e o Pelé na comemoração do aniversário de 82 anos do Rei — Foto: Arquivo Pessoal

Manoel Maria colecionou, por mais de cinco décadas, inúmeras memórias com o Rei. Os encontros das famílias eram rotineiros.

“Quantas vezes ficamos juntos, eu e minha esposa, e ele com a dele, além dos funcionários da casa no Guarujá. Momentos maravilhosos, como Natais e Réveillons”.

Ele conta que, em um aniversário de Pelé, o Rei chegou a interpelar a mãe, dona Celeste, em tom de brincadeira. “Ele perguntou pra mãe o que ela tinha feito para ter um irmão branco”, diz.

O grande amigo de Pelé ressalta o legado do Rei para o futebol. “Ele fez há 60 anos o que os jogadores fazem hoje. Paradinha, bicicleta, o chute do meio do campo. Ele enxergava além”.

Perguntado sobre um momento inesquecível em campo, vem à memória de Mamá a “expulsão” do árbitro que ousou tirar Pelé de campo. Exemplo da força do maior jogador de todos os tempos.

“Agradeço a Deus por colocar uma pessoa tão iluminada no meu caminho. Era meu ídolo, virou meu amigo, meu irmão. Me levou para conhecer o mundo. Foi uma honra ter convivido com ele”, finaliza.

Manoel Maria, ex-jogador do Santos, lamenta morte, mas diz que amigo estava sofrendo — Foto: Anderson Firmino/g1 Santos

Confira os detalhes sobre o cortejo e velório do Rei Pelé — Foto: Arte/g1

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeitura-de-santos-presta-homenagens-a-pele

G1 Santos

Prefeitura de Santos presta homenagens a Pelé

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, começou, na noite desta quinta-feira (29), uma série de homenagens ao Rei do Futebol, Pelé, que morreu nesta tarde no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista. Arranjos de flores foram dispostos em alguns pontos da cidade e o viaduto de entrada da cidade ganhou uma iluminação especial, verde e amarela. Quatro pontos da cidade já começaram a receber arranjos de […]

today29 de dezembro de 2022 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%