G1 Mundo

Exame de DNA inocenta norte-americano preso por estupro há 47 anos

today7 de setembro de 2023 5

Fundo
share close

Um americano de 72 anos, que cumpriu sete anos de prisão por um estupro que não cometeu, foi inocentado quase cinco décadas depois graças a um exame de DNA. As informações foram divulgadas pelas autoridades dos Estados Unidos nesta terça-feira (5).

Leonard Mack foi preso em 1975, em Greenburgh, estado de Nova York. Ele foi acusado de ter estuprado uma adolescente que estava indo para a escola com uma amiga. À época, a polícia buscava por um suspeito negro.

Após uma campanha da organização Innocence Project, exames de DNA que não estavam disponíveis na época dos fatos “descartaram de forma conclusiva o senhor Mack como perpetrador e identificaram um agressor sexual condenado, que agora confessou o estupro”, informou o gabinete do promotor do condado de Westchester.



“É a condenação errônea mais longa da história dos Estados Unidos conhecida pela Innocence Project a ser revogada por um exame de DNA”, informou o gabinete do promotor distrital, que ressaltou “a força inabalável de Mack, que lutou por quase 50 anos para limpar seu nome”.

Segundo o Registo Nacional de Exonerações, 575 pessoas condenadas foram absolvidas com base em novos exames de DNA desde 1989, das quais 35 aguardavam a execução.

Apesar de os negros representarem apenas 13,6% da população norte-americana, mais de metade das 3.300 pessoas cujas sentenças foram revogadas entre 1989 e 2022 eram negras.

“Finalmente estou livre”, reagiu Mack, em uma breve declaração.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

incendio-atinge-loja-de-materiais-de-construcao-em-santos,-sp

G1 Santos

Incêndio atinge loja de materiais de construção em Santos, SP

Comércio fica localizado na esquina das avenidas Bernadino de Campos e Francisco Glicério. Segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido. Incêndio atinge loja de materiais de construção em Santos, SP — Foto: Andrea Sá Um incêndio de grandes proporções atingiu uma loja de materias de construção, na madrugada desta quinta-feira (7), em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido. O fogo começou, por volta de 1h, […]

today7 de setembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%