Treze pessoas morreram e outras 38 ficaram feridas numa explosão num forno de fundição no parque industrial de níquel de Morowali, na Indonésia, neste sábado (23). Segundo a administração do local, as 13 vítimas são compostas por oito indonésios e cinco chineses.
Segundo relatórios, a explosão na fábrica, localizada na Ilha Sulawesi, ocorreu durante uma manutenção do forno, por volta das 5h30 no horário local (18h30 de sábado, no horário de Brasília). O fogo foi extinto pelos bombeiros às cerca de quatro horas depois.
“Com base nas investigações iniciais, a explosão (foi) possivelmente causada porque ainda havia algum líquido indutor de explosão no fundo do forno. Durante o processo de reparo, ocorreu uma explosão”, disse um porta-voz do parque industrial.
A primeira explosão desencadeou várias outras explosões porque havia muitos cilindros de oxigênio usados para soldar e cortar componentes do forno para reparos, acrescentou o porta-voz.
Ainda segundo o comunicado, a administração do parque industrial coordenará com as partes relacionadas para investigar o incidente e cobrir todos os custos de tratamento das vítimas.
O parque industrial de Morowali é focado em níquel e pertence à marca chinesa Tsingshan e seu parceiro local Bintang Delapan Group, que produz aço inoxidável e aço carbono.
A Indonésia é o maior produtor mundial de níquel, com milhões de dólares de investimento global após o governo ter proibido as exportações de minério não processado em 2020.
Publicar comentários (0)