G1 Santos

Exposição sobre a luta das mulheres no futebol estreia no Museu Pelé em Santos, SP

today1 de dezembro de 2023 8

Fundo
share close

O Museu Pelé inaugurou a exposição ‘Contra-ataque! As Mulheres do Futebol‘ em Santos, no litoral de São Paulo. A mostra apresenta a história de resistência das mulheres brasileiras, que foram proibidas por Lei, de jogar bola entre 1941 e 1979. O museu fica no Lago Marquês de Monte Alegre, no Valongo e funciona de terça a domingo, das 10h às 17h30. A entrada é gratuita.

Trata-se de uma versão itinerante da exposição montada no Museu do Futebol em 2019, que contou com mais de 200 mil visitantes. A cada cidade por onde passa, ‘Contra-ataque!’ ganha um módulo especial sobre a história do futebol de mulheres no município.

O módulo santista, com pesquisa de Daniela Lima, fala sobre como as mulheres locais se organizaram para jogar bola após a queda do decreto-lei que as impedia de praticar o futebol.



Mulheres brasileiras, que foram proibidas por Lei, de jogar bola entre 1941 e 1979 — Foto: Prefeitura de Santos

Logo na entrada, o público entenderá o contexto de preconceito e machismo que fez Getúlio Vargas assinar o decreto-lei para proibir mulheres de realizaram “a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza”.

O ator Antonio Fagundes e a atriz Patrícia Pillar interpretam, em áudio, cartas publicadas por jornais de 1940, contra e a favor do futebol feminino. O objetivo é ilustrar como a opinião pública debatia a questão.

A exposição mostra como as mulheres brasileiras deram um jeito de continuar jogando mesmo sob a proibição – em partidas disputadas como atrações de circo, por exemplo.

Em seguida, os visitantes poderão conferir o desenvolvimento histórico da modalidade após a queda da proibição e a devida regulamentação em 1983.

Visitantes poderão conferir o desenvolvimento histórico da modalidade esportiva — Foto: Prefeitura de Santos

O público poderá conferir um apanhado de frases preconceituosas publicadas pela imprensa e nas redes sociais contra as mulheres que jogam bola. Na instalação audiovisual, as frases são reescritas para deixar de fora palavras negativas. Uma coleção videográfica também mostra grandes partidas e goleadas fitas por mulheres.

A curadoria geral é das pesquisadoras Aira Bonfim, Silvana Goellner e Lu Castro, além da ex-jogadora e atual dirigente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Aline Pellegrino. A mostra fica em cartaz na sala de exposições temporárias até 31 de março de 2024.

Mostra fica em cartaz na sala de exposições temporárias até 31 de março de 2024. — Foto: Prefeitura de Santos

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

governo-finge-pacto-com-evangelicos-contra-a-fome,-porem-lideres-negam

Gospel Prime

Governo finge pacto com evangélicos contra a fome, porém líderes negam

Rejeitado pelo eleitorado evangélico e sob forte críticas dos principais líderes evangélicos do país, o governo Lula diz ter fechado um pacto com lideranças evangélicas em projetos de combate à fome, incluindo 27 agremiações, porém os principais líderes evangélicos do país negam. De acordo com lideranças ouvidas pelo Gospel Prime, nenhuma das principais denominações do país foi procurada ou estaria disposta a participar do pacto petista, ficando de fora igrejas […]

today1 de dezembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%