Prefeitura de Guarujá

Exposição sobre Santos Dumont termina no próximo dia 31

today16 de julho de 2022 33

Fundo
share close

Carro fúnebre que conduziu o corpo do Pai da Aviação,  falecido em Guarujá no ano de 1932, é um dos destaques da mostra

A exposição sobre a vida e obra de Alberto Santos Dumont, que acontece em Guarujá termina no próximo dia 31. A mostra acontece no Terminal de Passageiros da City Ferry Boat´s Plaza Shopping, na Vila Lygia e funciona das 10 às 17 horas. A realização é da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e conta com o apoio da City Transportes.

Com base no livro: “O Sonho de Voar – 300 anos de História”, do autor Ruy Sodré, a exposição sobre o Pai da Aviação possui cerca de 20 banners reunindo informações e fotos históricas, que contam desde os primeiros balões até a conquista da navegação aérea e o uso dos aviões.

O destaque da mostra é o Chevrolet Ramona preto fabricado em 1929, carro fúnebre que transportou o corpo de Santos Dumont, que faleceu em Guarujá em 23 de julho de 1932. O veículo retornou ao Guarujá, após passar por um amplo processo de restauro para recondução do automóvel às condições originais. A ação foi feita em parceria com o Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, que doou o serviço à Municipalidade.

Restaurador se emociona ao rever carro fúnebre



O restaurador e decorador artístico de móveis, João Pires, de 98 anos, fez o principal trabalho de restauração no carro fúnebre. Semanas atrás ele se emocionou ao rever o automóvel, que esteve sob seus cuidados por mais de 40 anos. Hoje apenas fica feliz por ver e saber que o carro fúnebre ainda encanta as pessoas, pela obra de arte que representa.

O primeiro restauro feito por J.Pires durou cinco meses e, para o carro entrar no quintal onde aconteceu a reforma, ele precisou quebrar o muro de sua casa, na Rua Luiz Ramos, onde reside há 43 anos. “Esse carro é uma preciosidade. Sinto-me honrado em ter meu nome nele”, comenta. Houve ainda uma segunda reforma em 2001, feita por João Pires, que aconteceu na Garagem Municipal do Guarujá.

O carro possui portas laterais em madeira de cedro rosa. Folhas de ouro importadas foram usadas nos detalhes dos frisos ao longo do veículo e nas janelas de vidro. “Os quatro captéis do capô do veículo, todos folheados a ouro, também tiveram que ser confeccionados novamente. A pintura em laca preto acetinada levou várias camadas para uma boa proteção das peças. “Tudo meu serviço!”, contou orgulhoso. Morador de Guarujá, João Pires nasceu em Minas Gerais e veio para Guarujá em 1968, devido aos seus trabalhos artísticos em móveis e, atualmente, reside no bairro Santo Antônio. 




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-que-atirou-contra-o-namorado-da-ex-em-sp-some-e-delegada-vai-pedir-a-prisao-temporaria

G1 Santos

Homem que atirou contra o namorado da ex em SP some e delegada vai pedir a prisão temporária

Medida será tomada caso o autor dos disparos não se apresente à polícia. Foram quatro tiros contra a vítima, que foi atingida de raspão na testa e no ombro. Caso ocorreu em Guarujá, no litoral de São Paulo. Homem tenta matar 'atual' da ex-companheira a tiros, mas é desarmado e acaba apanhando O homem que tentou matar o atual namorado da ex-companheira a tiros em Guarujá, no litoral de São […]

today16 de julho de 2022 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%