G1 Santos

Fábrica de Vidro em São Vicente, SP, encerra atividades após 86 anos

today31 de março de 2023 12

Fundo
share close

A tradicional fábrica de vidro em São Vicente, no litoral de São Paulo, encerrou as atividades nesta sexta-feira (31), após 86 anos. O anuncio já havia sido feito pelo Grupo Saint-Gobain, uma multinacional francesa, em dezembro de 2022, aos 99 funcionários que atuavam no local.

De acordo com o Grupo Saint-Gobain, para continuar funcionando, o local precisaria de investimentos elevados em novos equipamentos e estrutura. Atualmente, a produção mensal da unidade era de 120 toneladas de vidro por dia.

A empresa informou que para prosseguir com as atividades teriam que reformular a fábrica, o que seria inviável para a multinacional. Eles chegaram a essa conclusão por conta de restrições de ordem técnica, assim como as limitações dos prédios existentes ao redor do terreno da fábrica.



Segundo a Saint-Gobain, para manter o produto e o processo em operação, a companhia decidiu transferir uma das linhas de laminação para a fábrica da Cebrace, em Barra Velha (SC). O local conta com um forno com a capacidade atender a demanda e p processo de fabricação do Vidro Texturizado.

Fábrica de Vidro em São Vicente, SP, encerra atividades após 86 anos de atuação — Foto: Arquivo Pessoal

A fábrica de vidro em São Vicente foi inaugurada em 1937 e, durante muito tempo, foi considerada a maior produtora da cidade. Ela foi construída pela S. A. Indústrias Vicry, porém, em 1947, após uma fusão de empresas, passou a se chamar Vidrobrás.

Na época, a unidade fabricava pastilhas de revestimento, no entanto logo passou a produzir vidro. Em seguida, a empresa foi incorporada ao Grupo Santa Marina que mudou de nome para Saint-Gobain Glass em 2001.

Ao longo dos anos, a fábrica se tornou referência local e social para os moradores. De acordo com o historiador e Diretor de pesquisas do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, Jorge Henrique de Oliveira Lima, as informações e registros da fábrica de vidro são poucas, porém, sua importância é ampla.

Segundo ele, a história da unidade não se baseia apenas na fabricação do vidro, mas também na história social dela. Por exemplo, a criação de um grêmio e a fundação de uma escola, financiada pela empresa, que atendia à população vicentina.

“Essa parte social que a fábrica teve no século passado foi muito importante e deixou um legado para a cidade de São Vicente”, afirma Lima.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

operacao-da-policia-civil-prende-34-em-flagrante-e-captura-53-foragidos-da-justica

G1 Santos

Operação da Polícia Civil prende 34 em flagrante e captura 53 foragidos da Justiça

Policiais Civis do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 6 (Deinter-6) realizaram entre quinta (30) e sexta-feira (31) a Operação Reclusão I, que resultou em 34 prisões em flagrante e 53 de pessoas que eram procuradas pela Justiça. Segundo apurado pelo g1, os foragidos da Justiça capturados cometeram crimes de tráfico de drogas, estelionato, homicídios, violência doméstica, crimes patrimoniais, entre outros. Além deles, 10 infratores menores de idade foram apreendidos. […]

today31 de março de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%