G1 Mundo

FBI fez uso indevido de banco de dados de inteligência em 278 mil buscas, diz tribunal

today20 de maio de 2023 8

Fundo
share close

A Justiça dos Estados Unidos concluiu que o FBI buscou indevidamente informações em um banco de dados norte-americano de inteligência estrangeira 278 mil vezes ao longo de vários anos, de acordo com uma decisão divulgada nesta sexta-feira (19).

Os EUA têm um banco de dados de inteligência que armazena informações digitais e outras informações sobre indivíduos. A Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira permite que mesmo sem um mandado da Justiça, o FBI pesquise as comunicações de estrangeiros no exterior, incluindo suas conversas com norte-americanos.

Entre os anos de 2016 e 2020, o FBI fez buscas durante as investigações criminais dos EUA, incluindo sobre os distúrbios e protestos no Capitólio de 6 de janeiro, e após o assassinato de George Floyd em 2020.



A Justiça considerou que as buscas como parte de investigações sobre crimes entre 2016 e 2020 violaram as regras para uso desse banco de dados porque “não havia base razoável para esperar que eles retornassem inteligência estrangeira ou evidências de crime”, embora o FBI acreditasse que isso era “razoavelmente provável”, disse a decisão.

A decisão judicial concluiu que o FBI violou as regras sobre o uso do banco de dados. Essa decisão judicial é importante especialmente neste momento, porque o governo do presidente norte-americano, Joe Biden, tenta obter apoio do Congresso para manter os poderes de vigilância que garantem ao FBI acesso ao banco de dados (a regra que permite que o FBI acesse as informações deve expirar ainda este ano).

A decisão do Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira foi divulgada pelo Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional (ODNI, na sigla em inglês).

O FBI ainda não se pronunciou sobre o caso.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

alemanha-fica-mais-perto-de-facilitar-obtencao-de-cidadania

G1 Mundo

Alemanha fica mais perto de facilitar obtenção de cidadania

A coalizão de governo da Alemanha concluiu um acordo para reformar a atual lei de cidadania no país, de acordo com a mídia alemã. O projeto de lei costurado pela ministra alemã do Interior, Nancy Faeser, visa simplificar e agilizar significativamente o processo de obtenção do passaporte alemão. Segundo reportagem do jornal Süddeutsche Zeitung, o prazo mínimo para que migrantes que vivem no país tenham direito a pedir cidadania deve […]

today20 de maio de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%