G1 Mundo

Federação espanhola de futebol convoca reunião de emergência para analisar caso Rubiales

today27 de agosto de 2023 4

Fundo
share close

Presidente da Federação foi suspenso pela Fifa após dizer que não irá renunciar ao cargo depois de beijo forçado em jogadora da seleção na final da Copa do Mundo feminina.


  • Federação quer estudar como lidar com caso envolvendo o presidente Luis Rubiales



  • Jenni Hermoso foi beijada à força por Rubiales, que disse que ela deu consentimento; ela negou

  • Fifa suspendeu presidente da Federação de qualquer atividade relacionada ao futebol por 90 dias

  • Autoridades governistas da Espanha querem a saída de Rubiales do cargo

O presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, beijou a jogadora Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo femina, em Sydney, na Austrália — Foto: Hannah Mckay/Reuters e Reprodução

Uma das destaques do time espanhol campeão do mundo pela primeira vez, Hermoso estava no palco onde as atletas recebiam a taça quando foi ser cumprimentada por Rubiales, que lhe beijou sem consentimento. O dirigente, no entanto, disse que beijou a atleta com a permissão dela, e que tentará se defender e provar o que diz ser a verdade dos fatos.

Após o desastroso pronunciamento de Rubiales na sexta-feira, autoridades governamentais do país disseram que querem o dirigente fora do cargo, ainda que não possam simplesmente demiti-lo – no país, a Federação Espanhola é subordinada ao Ministério dos Esportes, que tentará acioná-lo por meios legais.

Também no sábado, onze membros da comissão técnica da seleção espanhola feminina entregaram os seus cargos em protesto contra o dirigente. Além destes, atletas e personalidades do país declararam apoio a Hermoso. Ainda, mais de 80 jogadoras afirmaram que não atenderão a futuras convocações para a seleção caso Rubiales permaneça como presidente.

Ao longo dos últimos dias, futebolistas como o técnico e ex-jogador Xavi Hernandez, o atleta Andrés Iniesta, além de clubes do Campeonato Espanhol e até personalidades de fora do futebol têm condenado o beijo forçado e as posteriores falas de Rubiales, colocando-se ao lado de Jenni Hermoso.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

como-brasil-criou-e-mantem-maior-sistema-publico-de-transplantes-do-mundo

G1 Mundo

Como Brasil criou e mantém maior sistema público de transplantes do mundo

Aos 73 anos, ele está internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Além de Faustão, mais de 65 mil brasileiros estão à espera por um transplante no país atualmente, segundo o Ministério da Saúde. Destes, cerca de 380 aguardam por um coração. O Brasil tem uma das maiores filas do mundo, mas também criou e mantém o maior sistema público de transplantes. O […]

today27 de agosto de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%