Prefeitura de Guarujá

Feira Ambiental troca plásticos por  alimentos nesta sexta-feira 

today27 de julho de 2022 14

Fundo
share close

Munícipes terão a oportunidade de trocar dois quilos de resíduos plásticos recicláveis por hortifrútis, brinquedos e até produtos de limpeza

Dois quilos de plástico podem valer um quilo de frutas, verduras ou legumes, em Guarujá. A troca do reciclável pode ser feita ainda por um produto de limpeza ou um brinquedo. A iniciativa, inédita no litoral paulista, faz parte da edição de julho da Feira Ambiental do Programa “Reciclou, Ganhou!”, que acontece nesta sexta-feira (29). A ação ocorre na Praça Possidônio Xavier de Jesus, no bairro Santo Antônio, das 9 às 12 horas, e na Praça do Povo, no bairro Santa Rosa, das 14 às 17 horas.

O programa lançado pela Prefeitura de Guarujá é desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano, com apoio da Rede pela Circularidade do Plástico e participação do Instituto Nova Maré.

Para conseguir fazer a troca, os munícipes devem levar os seguintes tipos de materiais recicláveis: garrafa PET (a partir de 500 mililitros), embalagem de amaciante, embalagem de água sanitária/cloro, embalagem de shampoo ou condicionador, embalagem de cremes (a partir de 300 mililitros), embalagem de desinfetante, potes plásticos (utensílios domésticos), embalagem de limpador multiuso (a partir de 500 mililitros), embalagem de detergente e embalagem de sabonete líquido (a partir de 400 mililitros).

Os materiais precisam estar limpos e secos. Assim, somando dois quilos de resíduos sólidos, poderão ser trocados por um quilo de hortifrútis, brinquedos e até produtos de limpeza. A ação, acima de tudo, visa ampliar as ações de conscientização ambiental e o serviço de coleta seletiva na Cidade, incentivando a reciclagem e promovendo a recuperação de material plástico.



Lojas ‘Reciclou, Ganhou!’

Na última quinta-feira (21), foram inauguradas as primeiras quatro lojas do Programa ‘Reciclou, Ganhou!’ em Guarujá. São as únicas do litoral paulista após o Município ser escolhido entre 11 cidades. Nelas, os munícipes podem entregar seus materiais plásticos recicláveis, sendo possível trocá-los por itens de necessidade básica, como alimentos não perecíveis, material escolar, brinquedos, material de limpeza, produtos de higiene pessoal e itens de pescarias, através da Moeda Social. As lojas são distribuídas estrategicamente em quatro pontos e possuem vocações e produtos específicos de acordo com a sua localização geográfica e socioeconômica. Confira:

Loja Praia do Tombo

Avenida Prestes Maia, na altura do número 276, Piso Superior – Tombo (Núcleo de Informação e Educação Ambiental Bandeira Azul).

Expediente: Segundas, quartas e sextas-feiras, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas.

Itens: Ecoprodutos, utensílios domésticos, bolsas, cosméticos naturais.

Vocação: Turístico e educativo

Loja Novos Sonhos – Aldeia

Rua Praia do Perequê, 685 – Comunidade da Aldeia, em Vicente de Carvalho.

Expediente: De segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas.

Itens: Alimentos, produtos de limpeza, material escolar.

Vocação: Segurança alimentar.

Loja Cavalo Marinho – Sítio Conceiçãozinha

Rua Santo Antônio, 31 – Sítio Conceiçãozinha.

Expediente: Terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas. Aos sábados, das 9 às 14 horas.

Itens: Alimentos, produtos de limpeza, material escolar.

Vocação: Segurança alimentar.

Loja Nossos Mares – Perequê

Balneário Praia do Perequê (Ao lado da Associação dos Pescadores) – Perequê.

Expediente: Todos os dias, das 10 às 17 horas.

Itens: Alimentos, produtos de limpeza, material escolar.

Vocação: Apoio aos pescadores do Projeto “Nossos Mares”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

roda-dancante-realiza-encontro de-arte-e-cultura-de-quinta-a-sabado,-em-guaruja

Prefeitura de Guarujá

Roda Dançante realiza Encontro de Arte e Cultura de quinta a sábado, em Guarujá

Programação conta com aulas de danças e palestras que estão com inscrições abertas para profissionais e estudantes de dança do Município O Círculo de Integração Social Roda Dançante realiza de quinta-feira (28) a sábado (30), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o 4º Encontro de Arte e Cultura (EAC). O evento tem o objetivo de estimular diálogos, reflexões e explorar caminhos para o desenvolvimento social e artístico. O encontro acontece em parceria […]

today27 de julho de 2022 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%