G1 Santos

Festa de Portugal celebra cultura lusitana com música, danças folclóricas e comidas típicas neste domingo em Santos, SP

today4 de junho de 2022 17

Fundo
share close

A Festa de Portugal volta a acontecer neste domingo (5) em Santos, no litoral de São Paulo, após dois anos de encontros virtuais. Em sua 13ª edição, de acordo com a prefeitura, o festejo beneficente deve atrair mais de 10 mil pessoas à região do centro histórico da cidade.

As festividades terão entrada gratuita e vão acontecer das 9h30 às 18h, no Largo Marquês de Monte Alegre, no bairro Valongo.

Ainda segundo a administração municipal, a Festa de Portugal visa o resgate da cultura portuguesa e a valorização da forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista. Trata-se do maior evento da comunidade portuguesa na região, que junto a Vale do Ribeira, soma 50 mil cidadãos portugueses.

A Prefeitura de Santos aponta também que durante domingo (5) vão acontecer apresentações de fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos. Nas barraquinhas, a promessa é de muita comida, com doces e vinhos típicos.

Parte da renda das vendas será revertida para a Escola Portuguesa, que atende, exclusivamente, crianças carentes, com idades entre três e seis anos, residentes nas áreas do Paquetá, Vila Nova, Mercado, Centro e Monte Serrat.



A instituição conta com 120 alunos, em período integral. Além de educação pré-escolar gratuita, os estudantes recebem alimentação, uniformes de verão e inverno, material escolar e aulas de informática educativa e recreação. A Prefeitura de Santos ainda contribui para a manutenção da escola, junto aos padrinhos da instituição.

Os tradicionais pratos típicos da culinária lusitana serão vendidos por alguns estabelecimentos cadastrados pela festa. — Foto: Divulgação/ PMS

Os tradicionais pratos típicos da culinária lusitana serão vendidos por alguns estabelecimentos cadastrados pela festa. A Escola Portuguesa vai oferecer Pastéis de Belém, doces conventuais variados, Arroz de Braga e Sardinha Portuguesa. Este ano, os pastéis de Belém poderão ser comprados com antecedência pelo site da escola, as caixas com seis unidades custam R$ 60 para a retirada na festa.

O Típico Madeirense servirá prego no pão, bolo do caco na chapa com manteiga de alho, espetinho no pau de louro, licores, poncha e chopp de Vinho. Já o tradicional Restaurante Almeida terá bifanas, bolinho de bacalhau e salada de bacalhau com grão de bico.

Os tradicionais pratos típicos da culinária lusitana serão vendidos por alguns estabelecimentos cadastrados pela festa. — Foto: Divulgação/ PMS

Na barraquinha do Bar Goiás, a população vai encontrar bolinho de bacalhau, salgados variados e batidinhas nas canequinhas do Benfica, Sporting, Porto e Portugal. A Panificadora Roxy, com sua Tasca Roxy, trará Atum e milho frito com grelos, bolinho de bacalhau, bolo do caco com manteiga de alho, caldo verde, espetada no pau de louro, milho frito, prego no papo seco (simples e com queijo), sandes de pernil; tremoços; poncha, licores e sorvete.

No stand Laticínios Marcelo, haverá vinhos portugueses de diversas regiões, cerveja Super Bock, vinho do Porto e bagaceira, além de azeitona portuguesa, tremoços, chouriço, kit aperitivo (presunto cru, chouriço e queijo curado), bacalhau em tiras no pão, sanduíche de presunto cru com queijo curado, mini baguete de presunto cru e filhoses portugueses. A importadora Vinhos e Tais terá vinhos portugueses de diversas regiões, vinho do Porto, ginja, azeites portugueses e bacalhoada cremosa.

Além das bebidas e comidas típicas, os estabelecimentos também irão vender água, refrigerantes, cervejas e vinhos.

A Secretaria de Turismo também incentivou os restaurantes do Centro a abrirem as portas durante o domingo com pratos tradicionais portugueses. Entre os já confirmados estão a Tasca do Porto, na Rua XV de Novembro, o restaurante escola Estação Bistrô, no Valongo, e o Bar Restaurante Paulista.

Durante o evento, os amantes da festa poderão assistir às apresentações de fadistas e de grupos musicais. — Foto: Divulgação/ PMS

Durante o evento, os amantes da festa poderão assistir às apresentações de fadistas e de grupos musicais, como Andreza Mariano e Banda, Duo Portugal em Dois Tons, Ana Carla Lemos e Canto Portugal. Também vão se apresentar ranchos folclóricos com modas bailadas e cantadas de várias regiões de Portugal.

Confira abaixo a programação

  • 10h15 – Solenidade de Abertura
  • 11h00 – Orfeão do Centro Cultural Português
  • 11h30 – Rancho Folclórico Infantil da Escola Portuguesa
  • 12h00 – Andreza Mariano e Banda
  • 12h35 – Vira Livre – Músicas Tradicionais Portuguesas para Dançar
  • 13h00 – Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra
  • 13h35 – Duo Portugal em Dois Tons
  • 14h10 – Rancho Folclórico Verde Gaio
  • 14h45 – Ana Carla Lemos
  • 15h20 – Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande
  • 15h55 – Banda Canto Portugal
  • 16h30 – Rancho Folclórico Típico Madeirense

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

adolescente-envolvido-em-roubos-a-farmacias-e-apreendido-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Adolescente envolvido em roubos a farmácias é apreendido no litoral de SP

Um dos crimes ocorreu em um estabelecimento localizado no bairro Embaré, em Santos. Adolescente de 15 anos foi encontrado em um imóvel em Praia Grande. Adolescente de 15 anos envolvido em roubos a farmácias é apreendido no litoral de SP — Foto: Divulgação/Polícia Civil Um adolescente de 15 anos, envolvido em roubos a diversas farmácias, em Santos, no litoral de São Paulo, foi apreendido nesta sexta-feira (3). Ele foi encontrado […]

today4 de junho de 2022 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%