Prefeitura de Guarujá

Festa em homenagem à Padroeira dos Ciganos reúne 2 mil pessoas

today8 de maio de 2023

Fundo
share close

A festa ocorreu na Escola Dirce Valério Gracia e marcou o início das comemorações do Dia Nacional do Cigano, celebrado em 24 de maio

Cerca de 2 mil pessoas participaram da 21ª Grande Festa Cigana, em Guarujá, no último sábado (6). Tradição na Cidade, a festividade em homenagem à padroeira dos ciganos, Santa Sara Kali, contou com show de dança cigana, dança do ventre, cartomancia, exposição de artigos da cultura do segmento e  apresentação de músicos do grupo Kallons Musical Show. A festa ocorreu na Escola Dirce Valério Gracia, marcando as comemorações do Dia Nacional do Cigano, celebrado em 24 de maio.

O ‘ritual do fogo’ ou ‘ritual da fogueira cigana’ foi o ponto alto do evento. Trata-se de um rito à Santa Sara que utiliza pão, sal e vinho, pedindo as bênçãos da Padroeira. Ao terminar, os participantes dançaram em volta da fogueira, celebrando a vida com alegria, palmas e canto. O fogo é sagrado para a cultura cigana, pois esquenta o acampamento em noite fria, aquece o alimento e queima as energias negativas.

Realizada pela Tsara Gitana Cléo (Lua Bonita), a ação teve apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e Comunicação e Relações Sociais (Secom).






Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Arhtur Godioso

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

criminosos-furtam-fuzis,-pistolas-e-espingarda-de-atirador-esportivo-que-deixava-clube-de-tiro-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Criminosos furtam fuzis, pistolas e espingarda de atirador esportivo que deixava clube de tiro no litoral de SP

Vítima estava a caminho de casa, em Guarujá, SP, quando foi surpreendida por dois criminosos armados. Entre fuzis e pistolas, atirador esportivo teve 23 itens roubados durante assalto em Guarujá — Foto: Reprodução/Redes Sociais Um atirador esportivo de 34 anos teve três fuzis, quatro pistolas e uma espingarda, além de outros itens roubados durante um assalto à mão armada em Guarujá, no litoral de São Paulo. Conforme informações obtidas pelo […]

today8 de maio de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%