G1 Mundo

Festas de Natal são canceladas em Belém, na Cisjordânia, por guerra entre Israel e Hamas

today24 de dezembro de 2023 9

Fundo
share close

No lugar das festas, cristãos palestinos realizaram uma vigília, onde cantaram e rezaram com velas acesas, pela paz na Faixa de Gaza.

Belém é famosa por ser considerada o lugar em que Jesus nasceu, segundo o cristianismo, numa manjedoura dentro do estábulo de um hotel da época, porque não haviam mais quartos disponíveis para hóspedes.

Com essa crença, virou uma tradição que peregrinos viajem para a região. As celebrações natalinas costumavam ser alegres, com luzes, árvores e enfeites.



Um dos destaques da tradição natalina da região é a colocação de uma grande árvore de natal em Belém. Porém, por conta das milhares de mortes – a imensa maioria do lado dos palestinos – na Faixa de Gaza, que fica a cerca de 50 quilômetros da cidade, a decisão foi por não ter as comemorações neste ano, com o povo de luto.

O prefeito da cidade, Hanna Hanania, acendeu uma vela na Praça da Manjedoura e disse que, em 2023, o Natal vem a Belém “de forma diferente”. “Hoje Belém, como qualquer cidade palestina, está de luto. Estamos tristes”.

“Belém é uma mensagem. Não é uma cidade, é uma mensagem de paz para todo o mundo. Deste lugar sagrado, mandamos uma mensagem de paz… parem a guerra, parem o sangue a morte e a revanche”, afirmou o padre Ibrahim Faltas, um frade presente na vigília, à Reuters.

O que diz a prefeitura de Belém?

Procurada pelo g1, a prefeitura de Belém informou que cancelou as festas em respeito ao luto de famílias que perderam parentes na guerra. A Cisjordânia tem sido palco de operações de Israel e confrontos, e vinha sendo o principal ponto de conflito na região antes do ataque de Hamas a Israel, em 7 de outubro.

“Foi tomada a decisão de restringir as celebrações de Natal a rituais religiosos e de organizar eventos para transmitir a nossa forte condenação da agressão israelense contra o nosso povo palestino na Cisjordânia e em Gaza”, declarou a prefeitura, em comunicado.

Apenas orações conjuntas serão permitidas, ainda segundo a prefeitura.

Não haverá a tradicional decoração de luzes e a árvore de Natal, assim como também não será montado o grande presépio, que anualmente fica na praça da Manjedoura e atrai centenas de turistas.

Na madrugada entre os dias 24 e 25 de dezembro, a cidade costuma sediar uma grande procissão, que também foi cancelada.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-familia-brasileira-e-resgatada-de-naufragio-na-colombia

G1 Mundo

VÍDEO: Família brasileira é resgatada de naufrágio na Colômbia

Um casal e seus três filhos tiveram que abandonar o veleiro em que estavam depois que a embarcação começou a afundar. Eles conseguiram pedir ajuda e foram resgatados após permanecerem nove horas em um bote salva-vidas. Família brasileira é resgatada de naufrágio na Colômbia A Marinha da Colômbia resgatou no sábado (23) uma família de cinco brasileiros no mar do Caribe. O grupo, formado por um casal e seus três […]

today24 de dezembro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%