G1 Santos

Festival de Capoeira de Santos terá atividades culturais e esportivas a partir deste sábado

today25 de junho de 2022 8

Fundo
share close

O evento reúne arte marcial, música e acessibilidade para a população.

A 9ª edição do Festival de Capoeira de Santos, no litoral de São Paulo, começa a partir deste sábado (25). — Foto: Divulgação/ Francisco Arrais/ PMS



A programação da 9ª edição do Festival de Capoeira de Santos, no litoral de São Paulo, começa a partir deste sábado (25), e reunirá arte marcial, esporte, cultura popular e música em uma série de atividades gratuitas. O evento segue até quarta-feira (29), em diferentes pontos da cidade.

O festival começou neste sábado às 9h30 com o evento Praia Acessível “Capoeira Para Todos” com Mestre Márcio, na faixa de areia do Canal 6. A abertura oficial acontecerá às 17h com apresentações culturais de grupos de capoeira na Concha Acústica, em frente ao Canal 3.

Na tentativa de divulgar a capoeira à população, o festival terá atividades adaptadas para as pessoas com deficiência e a presença de grandes nomes da capoeira do país. Dentre eles, estão os mestres Sombra, Corisco e Fábio Parada e o Mestre Gladson, ex-professor de capoeira do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) e coordenador do Projeto ‘Porta Aberta’, que atende crianças em situação de vulnerabilidade social no Capão Redondo, em São Paulo.

Para acompanhar as atividades do festival é necessário doar um item de higiene pessoal ou limpeza. As doações vão ajudar o Grupo Amigo do Lar Pobre, que presta assistência às crianças em estado de vulnerabilidade social, e o Centro de Convivência da Associação Beneficente de Assistência Social ao Excepcional (Abase), que acolhe adultos e idosos com deficiências.

O festival é coordenado pelo mestre de capoeira Márcio Rodrigues do Santos, com apoio do Conselho de Participação, Desenvolvimento da Comunidade Negra e da Igualdade Racial (CMPDCNPIR) e pela Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial e Étnica (Copire) da Secretaria de Governo da Prefeitura de Santos.

Segundo a administração municipal, a intenção é mostrar que a capoeira é uma importante ferramenta de inclusão social e cidadania. Dessa forma, levar os ensinamentos da capoeira a diversos setores da sociedade e diferentes faixas etárias.

  • 14h – Aula comemorativa com o professor Thiago Franco e o Mestre Corisco, no Ginásio do Jabaquara (Avenida Francisco Ferreira Canto, 351, Caneleira)
  • 14h – Aula “Capoeira, destreza e mobilidade” com o professor Lucky, no Espaço Tia Egle (Rua Ambrosina Amélia Caldeira Tolentino, 45, Castelo)
  • 19h – Aula “Movimentos de maior controle corporal e técnica” com o Mestre Berimbau e Mestre Parada, no Ginásio da Unimes – Faculdade de Educação Física de Santos (Avenida Francisco Glicério, 6/8, Encruzilhada)
  • 14h – Aula “Formação corporal por meio da capoeira” com a professora Vanessa, na Lagoa da Saudade (Morro da Nova Cintra)
  • 19h – Aula comemorativa com o contramestre Chininha e Mestre Sombra, no Ginásio da Unimes
  • 14h: Aula “Capoeira e sua ludicidade” com o professor Bruno, no Jardim Botânico (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro)
  • 19h: Encerramento do evento com a aula “Capoeira e psicomotricidade na formação do indivíduo” com o contramestre Vinicius Heine e Mestre Gladson, no Ginásio da Unimes

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

defesa-civil-emite-alerta-de-baixas-temperaturas-para-a-baixada-santista

G1 Santos

Defesa Civil emite alerta de baixas temperaturas para a Baixada Santista

Expectativa é que região registre temperaturas entre 15°C e 19°C, entre domingo (26) e segunda-feira (27). Defesa Civil emite alerta para queda de temperatura na Baixada Santista — Foto: Arquivo/Alexsander Ferraz/Jornal A Tribuna A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, na tarde de sexta-feira (25), um alerta para baixas temperaturas entre domingo (26) e segunda-feira (27), para a Baixada Santista, no litoral paulista, e Registro, no Vale do […]

today25 de junho de 2022 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%