G1 Santos

Festival do Imigrante terá música, oficinas e gastronomia em Santos; veja a programação

today10 de outubro de 2023 4

Fundo
share close

A Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), de Santos, no litoral de São Paulo, vai realizar o Festival do Imigrante, com muito lazer, música, oficinas e gastronomia variada na região do Valongo. O evento acontecerá entre os dias 12 e 15 de outubro.

O evento será um tributo aos povos que vieram de longe para ajudar a construir o nosso. A abertura ocorre no dia 12, às 11h, com o desfile do Bonde das Nações, tendo como passageiros convidados utilizando roupas típicas e bandeiras dos países participantes da festa.

Para os interessados em comer comidas típicas, a praça de alimentação terá pratos da Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, México, países africanos, Peru, Portugal e Japão, juntamente com a Rota da Cerveja Artesanal. O horário de funcionamento será das 11h às 17h, no no Largo Marquês de Monte Alegre.



Outra opção durante a festa será o restaurante-escola Estação Bistrô, com opção para os almoços, das 12 às 15h. Em frente da estação, o público poderá acompanhar diversas apresentações de dança típicas de países árabes e africanos, Alemanha, Espanha, Argentina, Itália, México, Japão, Portugal, Inglaterra, Grécia e Brasil. O Doca Antiguidades, na Rua Tuyuti, 26, também oferecerá muita música.

Para os interessados em comprar artesanatos típicos, haverá a feira de economia criativa especial do festival, com 35 empreendedores em frente do Museu Pelé, além da tradicional Feito em Santos Valongo, excepcionalmente montada nos quatro dias na Estação do Valongo.

No dia 12 de outubro, quando também se comemora o Dia das Crianças, entre 12h e 16h40, ocorrerão saídas do Bonde Brincar com os palhaços e distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.

O festival também abre espaço para quem quer aprender sobre outras culturas. Estão programadas para a sala de aula do Estação Bistrô oficinas de mangá, quiche lorraine, comida japonesa, chili, salgados e doces italianos, gaspacho, kafta e babaganuche. Todas terão 20 vagas e para participar basta retirar as senhas 30 minutos antes no local.

Nos quatro dias do evento, às 15h, sairão do Museu do Café, na Rua XV De Novembro, 95, walking tours pelo Centro Histórico, com histórias e curiosidades sobre a passagem dos imigrantes pela Cidade.

Festival do Imigrante terá música, oficinas e gastronomia em Santos, SP — Foto: Prefeitura de Santos

Confira a programação completa

  • 11h às 16h (saídas a cada hora): Visitas monitoradas aos carros ferroviários (15 vagas por grupo, com retirada de senhas na recepção do Museu Pelé).
  • Quinta e sexta-feira, das 11h às 18h / sábado e domingo, das 11h às 19h: artesanato feito em Santos e feito em Santos Valongo
  • Área Kids (brinquedo inflável)
  • Gastronomia de diversos países
  • Cervejaria Artesanal

  • Dia 12

    12h às 13h: Banda Oscar Guzella (Alemanha)

    13h30 às 13h50: Dança do Ventre – Fábrica da Dança (Países Árabes)

    14h às 14h40: Dança Flamenca – Fábrica da Dança (Espanha)

    15h às 16h: Dança Tango – Fábrica da Dança (Argentina)

    16h30 às 18h: Gianni Costa (Itália)
  • Dia 13

    12h às 13h: Banda Oscar Guzella (México)

    13h30 às 14h30: Trio Serra Praiano

    15h às 16h: Coral Univozes (Colégio Universitas) e Coral Ouvindo Avós (Sindicato dos Urbanitários) (Japão, Espanha, Portugal, Itália e Brasil)

    16h30 às 18h: Banda Canto de Portugal (Portugal)
  • Dia 14

    12h às 13h: Aula de Dança – Prof. Jimmy (Brasil)

    13h30 às 14h30: Gisele Afechê (França)

    15h às 16h: Dança Espanhola – Grupo Caminos de España (Espanha)

    16h30 às 17h: Dança Cigana – Fábrica da Dança (Países Árabes)

    17h30 às 19h: Diego Alencikas e o Baião de 3 (Brasil)
  • Dia 15

    12h às 13h: Takeshi Nishimura e Isa Toyota (Japão)

    13h30 às 14h30: Rancho Folclórico Típico Madeirense (Portugal)

    15h às 15h40: Ballet Africano – Balé Afro de Santos (Países Africanos)

    16h às 17h15: Apresentação e aula de danças gregas com Grupo Apolo (Grécia)

    17h30 às 19h: Banda Degasperi (Inglaterra)

  • Dia 12

    13h: Oficina de Mangá

    15h: Oficina de Quiche Lorraine com Bonne Quiche
  • Dia 13

    13h: Oficina ‘Conhecendo a história do sushi

    15h: Oficina de Chilli
  • Dia 14

    13h: Oficina ‘Pasta alla Putanesca’ (Prato salgado tradicional da culinária napolitana)

    15h: Oficina de Gaspacho
  • Dia 15

    13h: Oficina ‘Torta dolce di zucchini’ (Bolo doce de abobrinha / Bolo natalício típico da Sicília)

    15h: Oficina de kafta e babaganuche

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mais-de-400-mil-veiculos-devem-seguir-em-direcao-a-baixada-santista-no-feriado-de-nossa-senhora-aparecida;-veja-as-operacoes-nas-estradas

G1 Santos

Mais de 400 mil veículos devem seguir em direção à Baixada Santista no feriado de Nossa Senhora Aparecida; veja as operações nas estradas

O Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) deve receber a passagem de até 405 mil veículos em direção à Baixada Santista, no litoral de São Paulo, durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida. O cálculo foi feito pela Ecovias, concessionária que administra o trecho, que planejou operações para atender a alta demanda de veículos (confira abaixo). O balanço previsto pela concessionária leva em consideração o período entre a meia-noite de quarta-feira (11) até […]

today10 de outubro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%