G1 Santos

Fiéis acompanham imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat em descida de morro em Santos, SP

today26 de agosto de 2023 11

Fundo
share close

A imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat, a padroeira de Santos, no litoral de São Paulo, desceu o morro neste sábado (26). Mesmo debaixo de chuva, fiéis acompanharam o trajeto após a missa de abertura das festividades da santa, no Santuário Diocesano do Monte Serrat.

A programação teve início às 15 horas e, logo após a abertura, a imagem foi conduzida pela escadaria até o sopé do morro, seguindo em carreata com o apoio da Guarda Municipal para a Paróquia Sagrada Família, no Bairro Castelo, na Zona Noroeste, onde permanece até domingo (27).

No local, foi realizada uma missa e um show do missionário Thiago Thomé, da comunidade Canção Nova, em comemoração ao aniversário de 47 anos da Zona Noroeste.



No domingo (27), ocorrerá às 11h a saída com destino à Paróquia Santa Margarida Maria. Em seguida, às 14h, terá início o translado da imagem até a Catedral de Santos. A programação termina às 18h, com uma missa presidida pelo bispo diocesano dom Tarcísio Scaramussa.

Mesmo com chuva, fiéis acompanham descida de Nossa Senhora do Monte Serrat em Santos — Foto: Silvio Luiz/A Tribuna Jornal

A história da Nossa Senhora do Monte Serrat como padroeira de Santos remonta ao século 16, quando uma invasão de piratas comandada pelo pirata holandês Joris Van Spilbergen chegou à Vila de Santos, segundo o historiador José Dionísio de Almeida, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams).

Percebendo que o ataque de piratas iria acontecer, os moradores da Vila fugiram para o Monte Serrat, que na época também era conhecido como “Morro da Vigia”. Ao subirem, acontece um desmoronamento que soterra alguns piratas, o que faz com que outros desistam da perseguição.

Na época já existia a Capela do Monte Serrat e os moradores da comunidade creditam o acontecimento a um milagre de Nossa Senhora do Monte Serrat. Em 1954, uma lei tornou a Santa do Monte Serrat a padroeira da cidade. A coroação ocorreu em 8 de setembro de 1955, data que passou a ser utilizada para comemorar o dia da padroeira.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-invade-e-furta-confeitaria-durante-madrugada-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Homem invade e furta confeitaria durante madrugada no litoral de SP; VÍDEO

O crime aconteceu por volta de 1h50 na Rua Bahia, no bairro Gonzaga. Ao g1, uma das proprietárias do estabelecimento, Natália Mora, contou que o homem foi "certeiro" no que desejava furtar e usou alguma ferramenta - não identificada - para ter acesso à loja, pois não arrombou a porta. Segundo os donos, o ladrão levou R$ 50 em dinheiro, um boné, uma caixa de som, dois tablets e três […]

today26 de agosto de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%