G1 Mundo

Fim de proibição ‘ridícula’: por que Exército britânico decidiu permitir que soldados usem barba

today30 de março de 2024 16

Fundo
share close

O Exército foi a última das forças armadas do Reino Unido a permitir essa mudança no visual.

A nova diretriz foi anunciada após anos de discussão sobre o assunto no Exército, além de um processo de revisão do regulamento que durou vários meses, disse um porta-voz do Exército à BBC.

“Ouvimos o nosso pessoal e agimos”, afirmou o porta-voz.



Em ocasiões específicas poderá haver a necessidade de estar barbeado, declarou o Exército, e os oficiais e soldados serão “instruídos a se barbear de acordo com a exigência das circunstâncias”.

A nova política poderá ter o efeito de atrair novos recrutas em meio a uma geração de jovens que mostra mais gosto por pelos faciais do que as das últimas décadas.

Militares de certas religiões, como sikhs, muçulmanos e rastafaris, já podiam deixar crescer a barba, desde que não colocassem em risco a saúde, a segurança ou sua eficácia operacional saúde.

Os motivos históricos citados para proibição variavam de “necessidade de uniformidade” à melhor adequação aos equipamentos de guerra.

Segundo o jornal The Times, uma mensagem em vídeo de um militar graduado anunciou que “chegar a um resultado demorou um pouco mais do que o esperado devido ao maior número de partes interessadas envolvidas, incluindo Sua Majestade o Rei, os nossos políticos e os nossos aliados”.

O secretário da Defesa, Grant Shapps, havia dito em uma entrevista no ano passado que proibir barbas no Exército era “ridículo” e apelou à instituição para sua “modernização”.

Após a decisão do Exército, Shapps disse que “sendo o recrutamento do Exército uma grande prioridade e uma recente pesquisa apontando que a maioria dos homens (54%) usa barba ou bigode nos dias de hoje, pedi ao Exército que revisasse formalmente a anacrônica proibição. Hoje, esta mudança sensata nas regras foi implementada.”

A Força Aérea Real britânica permite que seus integrantes use pelos faciais desde 2019, enquanto a Marinha Real já permite barbas e bigodes há anos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-campanha-da-cia-nas-redes-sociais-para-atrair-espioes-russos-e-transforma-los-em-agentes-duplos

G1 Mundo

A campanha da CIA nas redes sociais para atrair espiões russos e transformá-los em agentes duplos

A CIA divulgou uma série de vídeos —em russo— que fazem parte de uma campanha para que os espiões russos compartilhem segredos com os americanos. A publicação ocorreu entre setembro de 2023 e janeiro deste ano. Os EUA têm tecnologia para conseguir grampear comunicações e satélites para acompanhar com imagens o que acontece no chão, mas as agências de inteligência ainda precisam recrutar agentes duplos que dão informações privilegiadas. EUA […]

today30 de março de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%