G1 Mundo

Finlândia fecha toda a fronteira com Rússia após crise de refugiados

today29 de novembro de 2023 4

Fundo
share close

País nórdico alega que tentará controlar aumento de fluxo de pessoas que tentam entrar pelo país vizinho. Fronteira, de cerca de 800 km, ficou mais vigiada depois de a Finlândia entrar formalmente para a Otan, em abril deste ano.


Migrantes caminham escoltados por guardas finlandeses após chegarem à Finlândia a partir da fronteira com a Rússia, em 25 de novembro de 2023. — Foto: Emmi Korhonen/Lehtikuva via AP



Diante de uma onda crescente de refugiados que tentam entrar na Finlândia, o governo finlandês anunciou nesta terça-feira (28) que decidiu fechar toda a sua fronteira com a Rússia.

Os dois países compartilham cerca de 800 quilômetros de fronteira, que, há semanas, vem sendo buscada por cidadãos de países como Quênia, Marrocos, Paquistão e Síria, além da própria Rússia, que tentam entrar na Finlândia com o status de refugiado.

O fechamento total das fronteiras, segundo o governo, é uma tentativa de travar o fluxo dos solicitantes de asilo.

A partir desta terça, apenas o transporte de mercadorias por um dos postos de controle, no Ártico, seguirá sendo permitida, disse o governo.

O governo finlandês alegou que não dá conta do grande fluxo – os postos de fronteira entre os dois países vinha recebendo cerca de 900 pessoas por dia, de acordo com a Guarda de Fronteiras Finlandesa.

Mapa mostra fronteira Finlândia-Rússia — Foto: g1

Finlândia entra na Otan e provoca reação da Rússia

Finlândia entra na Otan e provoca reação da Rússia

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

aviao-com-combustivel-feito-somente-de-acucar-e-gordura-faz-primeiro-voo-transatlantico

G1 Mundo

Avião com combustível feito somente de açúcar e gordura faz primeiro voo transatlântico

A empresa de aviação do bilionário Richard Branson, Virgin Atlantic, realiza o primeiro voo com combustível 100% sustentável (chamado de SAF, na sigla em inglês) nesta terça-feira (28). O anúncio foi publicado nas redes sociais. "Estou muito orgulhoso de estar a bordo do Flight100 da @VirginAtlantic hoje, o primeiro voo transatlântico com combustível de aviação 100% sustentável (SAF) do mundo por uma companhia aérea comercial", escreveu. O voo sairá do […]

today29 de novembro de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%