G1 Mundo

Forças militares da Colômbia dizem ter encontrado pegada de uma das crianças desaparecidas na Amazônia

today30 de maio de 2023 25

Fundo
share close

Os militares acreditam que a marca foi deixada por Lesly Jacobombaire Mucutuy, a mais velha entre os 4 irmãos desaparecidos desde 1º de maio. As outras crianças são Soleiny, de 9 anos, Tien, de 4 anos e Cristin de apenas 11 meses.

Além da pegada, as tropas encontraram frutos consumidos que indicam a passagem das crianças pelo local.

Nos dias seguintes, o governo admitiu não saber do paradeiro do grupo, até voltar a dizer ter sinais de que as crianças estão vivas (leia mais abaixo).



“As buscas não pararam e continuamos esperando encontrar as crianças com o apoio das equipes satélites que orientam e dirigem as tropas e comunidades indígenas na área”, disse o comunicado das Forças Armadas desta terça-feira.

Fruta consumida foi encontrada dentro da floresta na Amazônia Colombiana — Foto: Reprodução/Forças Militares da Colômbia

Em 1 de maio, um pequeno avião que voava de Araracuara até San José Del Guaviare, na Colômbia, deu sinais de problemas mecânicos e caiu no meio da floresta densa na Amazônia colombiana. Momentos antes, o piloto emitiu alarmes em busca de ajuda.

Com os alarmes, militares foram até o local e encontraram o corpo de 3 adultos, entre eles a mãe das crianças, um líder indígena e o piloto da aeronave.

Com isso, iniciou-se a procura pelas 4 crianças que estavam dentro do avião.

No dia 15 deste mês, os serviços de buscas encontraram uma mamadeira que provavelmente pertencia ao bebê que estava no avião. Horas depois foi encontrada uma casca de maracujá que investigadores acreditam ter servido de alimento para as crianças.

Mamadeira encontrada durante as buscas — Foto: Fuerzas Militares de Colombia

No dia 16, militares localizaram um abrigo improvisado feito com paus e pedras que, acredita-se, ser o lugar onde as crianças teriam passado um período cuidando do bebê.

No dia seguinte, foram encontradas tesouras e fitas de cabelo que os militares acreditam ser das crianças. Horas depois, os enviados do exército descobriram pegadas pequenas.

Outros objetos encontrados durante as buscas — Foto: Fuerzas Militares de Colombia

Na ocasião, o presidente do país, Gustavo Petro, fez uma publicação nas redes sociais em que comemorava o resgate das crianças.

Em seguida as Forças Armadas retificaram a informação dizendo que na verdade os relatórios das operações de busca indicavam que as crianças estavam bem – com base em pistas encontradas no caminho.

Logo depois o presidente apagou a publicação e se desculpou.

“Peço desculpas pelo ocorrido. As forças militares e as comunidades indígenas continuarão na busca incansável para dar ao país a notícia que estamos esperando”, escreveu. Neste momento, não há nenhuma outra prioridade diferente da de avançar com a busca até encontrá-los. A vida das crianças é o mais importante”.

Acidente de avião aconteceu no início do mês — Foto: Fuerzas Militares de Colombia




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

como-maduro-saiu-do-isolamento-e-reata-relacoes-com-outros-paises

G1 Mundo

Como Maduro saiu do isolamento e reata relações com outros países

Há pouco mais de quatro anos, quando assumiu um novo mandato em janeiro de 2019, após eleições que grande parte da comunidade internacional considerou fraudulentas, o governante venezuelano recebeu como resposta uma dura onda de rejeição internacional. Seguindo o exemplo dos Estados Unidos, quase 60 governos em todo o mundo se opuseram a Maduro e decidiram reconhecer o então presidente da Assembleia Nacional venezuelana, o oposicionista Juan Guaidó, como o […]

today30 de maio de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%