G1 Mundo

Foto de Charles III coroado ao lado de sucessores mostra futuro da monarquia britânica

today13 de maio de 2023 4

Fundo
share close

A foto foi compartilhada menos de uma semana depois da cerimônia de coroação do monarca, que ocorreu na Abadia de Westminster, em Londres, no último sábado (6).

Charles III assumiu a função de rei após a morte de sua mãe, rainha Elizabeth II, em setembro de 2022. Sua esposa, Camilla, também foi coroada na celebração do último fim de semana, que contou com a presença de mais de 2 mil pessoas, entre elas o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira dama, Janja.

Outro registro compartilhado mostra o rei e a rainha ao lado dos pajens que participaram da cerimônia.



O rei Charles III e a rainha Camilla posam com seus pajens de honra e damas presentes no dia da coroação na sala do trono no Palácio de Buckingham, Londres, Grã-Bretanha. — Foto: Hugo Burnand/Royal Household 2023/Handout via REUTERS

Linha de sucessão ao trono britânico — Foto: g1, Washington Post

A realeza do Reino Unido segue a regra da primogenitura, que determina que o primeiro filho do monarca que morreu ou abdicou tem direito ao trono. É por isso que os filhos do príncipe William, príncipe George, princesa Charlotte e príncipe Louis, aparecem na lista antes do tio, príncipe Harry.

Até 2015, os homens tinham preferência na linhagem sucessória e ficavam à frente das mulheres na lista, mesmo tendo nascido depois. Desde então, o país implantou a primogenitura absoluta, garantindo que o sexo dos herdeiros ao trono não sejam considerados na lista. A regra, entretanto, afeta apenas os nascidos após 20 de outubro de 2011.

Assim, a princesa Anne, que nasceu em 1950, segunda filha da rainha Elizabeth II, fica atrás dos dois irmãos mais novos na classificação, enquanto a sobrinha-neta, princesa Charlotte, nascida em 2015, tem prioridade sobre o caçula, príncipe Louis.

Ninguém pode ser excluído da linha de sucessão, mesmo tendo cometido crimes ou pedindo para tal. Um integrante da lista só deixa de ser herdeiro do trono se morrer, se assumir como monarca e abdicar, ou se o Parlamento criar uma lei especial para a situação.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

russia-julga-entrega-de-misseis-britanicos-a-ucrania-ato-‘extremamente-hostil’-e-promete-reagir

G1 Mundo

Rússia julga entrega de mísseis britânicos à Ucrânia ato ‘extremamente hostil’ e promete reagir

A medida “visa inundar ainda mais a Ucrânia de armas”, complementa o texto. “A Rússia se reserva o direito de tomar todas as medidas necessárias para neutralizar as ameaças que podem resultar da utilização de mísseis de cruzeiro pela Ucrânia.” O ministro britânico da Defesa, Ben Wallace, disse que o Reino Unido vai entregar aos ucranianos mísseis de cruzeiro Storm Shadow, com alcance superior a 250 quilômetros, mais do que […]

today13 de maio de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%