G1 Santos

Fotógrafa ganha prêmio internacional com ensaio feito com celular em praia do litoral de SP

today21 de janeiro de 2024 4

Fundo
share close

Um ensaio fotográfico com 20 imagens feitas na Praia do Gonzaga, em Santos, no litoral de São Paulo, renderam à fotógrafa Fernanda Toigo, de 43 anos, o prêmio internacional ‘Inspiration Awards’. Os cliques dos filhos foram feitos durante momento de lazer em família.

Fernanda nasceu em São Paulo, mas, na infância, passava as férias em Santos, onde a avó tinha apartamento. “Esse ensaio foi superespecial porque foi registrado logo depois da pandemia. Foi a primeira vez que consegui levar meus filhos para Santos”, contou.

As fotografias, segundo ela, foram feitas em 2022 com o celular do marido. “Estava sem a minha câmera. Fui para curtir com a família, não estava nem com meu celular”. A ideia de registrar o momento surgiu naturalmente, ao ver a alegria dos filhos e reviver emoções de quando era criança.



“Falei para meu marido: ‘preciso registrar isso’. Peguei o celular dele e comecei a registrar a alegria dos meus filhos revivendo a mesma coisa que vivi quando pequena”.

Ensaio fotográfico feito com 20 imagens durante passeio com a família, em Santos (SP), deram premiação internacional à fotógrafa — Foto: Fernanda Toigo

As imagens em preto e branco, segundo Fernanda, impedem que as pessoas se distraiam com as cores. “Minha intenção era que as pessoas sentissem isso, a água batendo, a areia na pele, o calor, essa sensação de Santos, a energia da cidade”.

O ensaio, nomeado de ‘Alma D’Água’, é uma forma de retribuir tudo o que Santos já fez por Fernanda. “Cada memória, cada sorriso, cada picolé na praia, cada coisa que foi tão importante para mim durante minha infância e que hoje faz eu ser quem sou”.

Fernanda foi uma das premiadas em concurso internacional de fotografia com ensaio fotográfico na praia do Gonzaga, em Santos (SP) — Foto: Reprodução

O prêmio foi entregue no dia 12 de janeiro e, segundo ela, é visto como um reconhecimento à cidade que traz memórias afetivas da infância.

“Eu não fotografo para criar memórias, fotografo para que daqui 10 anos as pessoas consigam sentir aquilo que sentiram de novo na foto, naquele momento”.

A fotógrafa deseja fazer uma exposição do ensaio premiado na cidade que tanto ama. “É uma forma da minha arte agradecer tudo que eu vivenciei na cidade”.

A Inspiration Photographers é uma associação internacional que possui um corpo de jurados com alto nível de conhecimento sobre fotografia e critérios rigorosos para eleger os novos membros, e selecionar as fotografias e álbuns premiados.

Paulista Fernanda Toigo, de 43 anos, disse que premiação é uma forma de reconhecimento às coisas boas que viveu em Santos (SP) durante a infância.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

numero-de-mortos-em-gaza-desde-o-inicio-da-guerra-passa-de-25-mil,-diz-governo-do-hamas

G1 Mundo

Número de mortos em Gaza desde o início da guerra passa de 25 mil, diz governo do Hamas

Segundo a pasta, responsável pelo balanço de vítimas no território palestino, 25.105 pessoas morreram em decorrência de bombardeios de Israel. Nas últimas 24 horas, 178 palestinos morreram, de acordo com o balanço. O levantamento não separa mortes de civis e de integrantes do Hamas e de outros grupos terroristas. Mas, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, a grande maioria das vítimas eram civis. Os ataques do Hamas, que em […]

today21 de janeiro de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%