G1 Mundo

França inclui oficialmente direito ao aborto em sua Constituição e anuncia que tentará expansão do direito para a UE

today8 de março de 2024 10

Fundo
share close

Com a inclusão, o direito ao aborto passou a ser irreversível no país, segundo o presidente francês, Emmanuel Macron.

A inserção foi feita manualmente com uma impressora do século XIX para selar a alteração na Constituição. Foi a primeira vez que a máquina, de 300 kg, saiu da sala onde fica. A lei foi inserida dentro do Artigo 34 da Constituição francesa.

O artigo passou a ter a seguinte inscrição: “a lei determina as condições em que uma mulher tem a liberdade garantida de recorrer ao aborto”.



Com a inclusão, a lei entra em vigor oficialmente a partir desta sexta-feira.

Na cerimônia, ao ar livre em Paris, o presidente francês, Emmanuel Macron, disse que pretende lutar para que o direito se expanda pela União Europeia — a interrupção da gravidez é legalizada na maioria dos países do bloco, mas até diferentes períodos de gestação e, em nenhum caso, está prevista na Constituição.

Na França, as mulheres têm o direito ao aborto garantido por lei desde 1975, permitindo que as mulheres abortem até a 14ª semana de gestação. Apesar da decisão ter sido duramente criticada na época, o assunto tem ampla aprovação do espectro político francês e pela sociedade — pesquisas recentes indicam o apoio de cerca de 80% da população ao direito ao aborto.

Com esse direito previsto na Constituição, será muito mais difícil impedir que mulheres interrompam voluntariamente uma gravidez na França.

“Aumentamos o nível de proteção a esse direito fundamental”, disse Anne-Cécile Mailfert, diretora da da Fundação das Mulheres da França. “É uma garantia para as mulheres hoje e no futuro terem o direito de abortar na França”, concluiu.

França inclui direito ao aborto na Constituição; centenas celebram na Torre Eiffel

França inclui direito ao aborto na Constituição; centenas celebram na Torre Eiffel

A aprovação do projeto, apresentado pelo governo ao Parlamento, foi amplamente celebrado na França.

Na segunda-feira, o texto foi aprovado por ampla maioria na Assembleia Nacional (a Câmara dos Deputados da França), milhares de pessoas comemoram em frente à Torre Eiffel, em Paris, que exibiu as inscrições “meu corpo, minhas regras” em uma tela.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeitura-substitui-tampas-de-bueiro-em-diversas-calcadas-de-vicente-de-carvalho

Prefeitura de Guarujá

Prefeitura substitui tampas de bueiro em diversas calçadas de Vicente de Carvalho

Trocas são efetuadas após vistorias diárias; material usado é fruto de reciclagem realizada pela Secretaria Municipal de Operações Urbanas Zelando pela segurança e qualidade de vida da população, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb), efetua a troca de tampas de bueiro de concreto em calçadas de diversos pontos da Cidade. Durante esta semana, foram feitas oito substituições em quatro ruas no Distrito de […]

today8 de março de 2024 36

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%