G1 Mundo

Funciona Assim: Entenda os processos na Justiça que podem afetar candidatura de Trump nas eleições dos EUA

today28 de fevereiro de 2024 10

Fundo
share close

No vídeo acima, entenda quais são os processos que Trump está enfrentando e como isso pode afetar a candidatura dele nas eleições em novembro.

A estratégia da defesa de Trump é tentar postergar o julgamento para depois da eleição em novembro. Entenda no podcast abaixo:

O ex-presidente Donald Trump foi acusado de conspirar para mudar o resultado da eleição de 2020. A investigação se concentrou nas ações dele do dia da votação até a invasão do Capitólio por seus apoiadores.



Naquele período, Trump passou semanas insistindo de forma mentirosa que era ele quem tinha vencido, não Joe Biden. O julgamento do caso tinha sido marcado para março deste ano, mas foi adiado sem nova data.

Os advogados de Trump defendem que ele tenha imunidade legal, porque era presidente na época das acusações. Isso significaria que ele não poderia ser processado criminalmente.

Enquanto isso, diversos grupos entraram na Justiça dos EUA ou com requerimentos a secretários de Estado para que Trump seja impedido de participar das eleições. Em dezembro de 2023, os estados do Colorado e do Maine decidiram que Trump não pode concorrer à presidência.

A justificativa para as duas decisões é a mesma: Trump teria se envolvido em uma insurreição quando era presidente, e há um artigo da Constituição dos EUA que impede que pessoas que ocupam cargos públicos se envolvam em insurreições e depois sejam nomeadas novamente.

No entanto, nenhuma das decisões é definitiva. Elas também serão julgadas pela Suprema Corte. Há ainda ações semelhantes em mais de 10 estados, e existe uma expectativa de que a instância máxima da Justiça do país não demore a se pronunciar.

Na prática, a questão que os juízes da Suprema Corte terão que decidir é se Trump poderá se candidatar ou não nas eleições de 2024 mesmo depois do ataque ao prédio do Congresso dos EUA, em 6 de janeiro de 2021.

Nova temporada do Funciona Assim explica a corrida eleitoral norte-americana em podcasts e vídeos. No segundo episódio da série, o g1 explicou por que o presidente dos Estados Unidos é sempre do partido Democrata ou Republicano.

Produção: Iolanda Paz, Luisa Belchior e Patrícia Albuquerque

Roteiro e Apresentação: Iolanda Paz

Edição: Patrícia Albuquerque

Arte: Vitória Coelho

Coordenação: Mariana Mendicelli, Ricardo Gallo e Tatiana Caldas




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘willy-wonka-experience’-flopa,-tem-choro-de-crianca-e-vira-caso-de-policia-na-escocia-apos-anuncio-feito-com-inteligencia-artificial-criar-falsa-expectativa;-video

G1 Mundo

‘Willy Wonka Experience’ flopa, tem choro de criança e vira caso de polícia na Escócia após anúncio feito com inteligência artificial criar falsa expectativa; VÍDEO

A atração em Glasgow, cujo ingresso custava 35 libras (R$ 220) foi divulgada no site do evento com imagens geradas por inteligência artificial. Ao chegarem no local, porém, as famílias encontraram um galpão esparsamente decorado. Alguns atores faziam performances atrás de balcões e outros, objetos, como espelhos. A polícia chegou a ser chamada após a reclamação de visitantes, segundo a imprensa britânica. Alguns dos presentes pediam reembolso do ingresso e […]

today28 de fevereiro de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%