G1 Santos

Funcionários da SPA em Santos, SP, aceitam nova proposta e encerram greve

today28 de junho de 2022 5

Fundo
share close

Proposta foi aprovada durante assembleia geral na sede do Sindicato dos Trabalhadores Portuários do Estado de São Paulo (Sindaport).

Funcionários da SPA em Santos, SP, aceitam acordo da companhia e encerram greve por aumento salarial e folgas anuais. — Foto: Divulgação/ Sindaport



Os funcionários da Santos Port Authority (SPA), a autoridade portuária em Santos, no litoral de São Paulo, aceitaram a nova proposta da companhia durante assembleia geral na noite desta segunda-feira (27). Desta forma, os funcionários encerraram a greve, que teve início durante a manhã. A categoria reivindicava aumento salarial e folgas anuais de cinco dias.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Portuários do Estado de São Paulo (Sindaport), a nova proposta foi realizada durante audiência de mediação realizada pelo Tribunal Regional de Trabalho na tarde de segunda-feira.

A companhia manteve as horas extraordinárias em 100% até dezembro e, a partir de janeiro, elas devem passar para 75%. As cláusulas de folga permaneceram em cinco dias ao ano e o reajuste salarial será de 11,73%.

Com o acordo, a greve, iniciada às 6h de segunda-feira, chegou ao fim. Os portuários que atuam em turnos voltaram a trabalhar às 00h. Os demais trabalhadores da área administrativa retornaram na manhã desta terça-feira (28). Segundo a SPA, o Porto de Santos opera dentro da normalidade.

Trabalhadores portuários de Santos, SP, entram em greve e realizam manifestação por aumento salarial. — Foto: Divulgação/ Sindaport

Com adesão de 250 funcionários, os trabalhadores se manifestaram em frente à sede da SPA na última segunda-feira às 8h, na Avenida Rodrigues Alves, após uma assembleia geral, realizada no domingo (26). Eles também percorreram várias ruas de Santos, em protesto.

Os trabalhadores haviam decidido reprovar a primeira proposta oferecida pela SPA, que incluía o reajuste salarial solicitado, porém reduzia as folgas anuais de cinco para dois dias. Além da redução da remuneração extraordinária para 75% até dezembro e, a partir de janeiro, para 50%.

A Autoridade Portuária chegou a entrar na Justiça para impedir o movimento, sob o pretexto de que a companhia ficaria impossibilitada de prestar serviços delegados pela União, como a administração e exploração do Porto de Santos. Sendo assim, eles afirmam que isso levaria prejuízos de ordem financeira ao município e estado.

Uma medida cautelar, protolada pela SPA na última quarta-feira (22), determinava que o Sindicato deveria manter o funcionamento da atividade portuária no Porto de Santos, sendo 75% do efetivo da Guarda Portuária (GPORT) e 50% das demais categorias.

A juíza, no entanto, concluiu que 40% da Guarda Portuária e 30% nas demais categorias poderiam continuar os trabalhos durante a greve sob pena de multa diária de R$ 20 mil.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tres-acidentes-sao-registrados-na-regiao-portuaria-em-santos,-sp

G1 Santos

Três acidentes são registrados na região portuária em Santos, SP

Em um deles, um motociclista ficou ferido e foi levado para Santa Casa de Santos. Dois caminhões colidiram, na noite de segunda-feira (27), na Avenida Perimetral, em Santos — Foto: Marcela Pierotti/g1 Três acidentes de trânsito foram registrados na região do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, em menos de 24h, segundo apurado pelo g1. Em um deles, que aconteceu na manhã desta terça=-feira (28), um motociclista ficou […]

today28 de junho de 2022 111

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%