G1 Mundo

Furacão Idalia: quando a ressaca do mar pode ser mortal

today30 de agosto de 2023 11

Fundo
share close

As marés de tempestade dos furacões são intensas e podem causar inundações costeiras extremamente perigosas. Na Flórida, a ressaca poderia fazer as águas ficarem até 5 metros acima do nível normal.

Mais de 1,5 milhão de pessoas receberam o alerta para deixar suas casas devido ao potencial de danos catastróficos causados pela ressaca.

Em geral, marés de tempestade são responsáveis por cerca de metade das mortes causadas por tempestades tropicais nos EUA, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional americano.



Quanto mais perto da praia, maior o risco, disse o governador da Flórida Ron DeSantis nesta quarta-feira (30/08).

A chamada ressaca é uma mudança no nível do mar causada por uma tempestade. Ventos fortes podem criar ondas enormes, empurrando grandes volumes de água para a terra.

Ela pode gerar grandes inundações, com ondas tão fortes que são capazes de gerar erosão de praias, de estradas e derrubar edifícios. Também podem causar a inundação de rios e lagos fora da costa.

“A água tem muita massa, e quando ela se move, gera muita pressão sobre estruturas”, diz Steven Morey, oceanógrafo da universidade Florida A&M.

A destruição do furacão Idalia nos EUA

A destruição do furacão Idalia nos EUA

“As edificações não foram construídas para aguentar esse tipo de pressão, então as ondas podem derrubá-las”, disse Morey à BBC.

Morey diz que ele fica especialmente preocupado com pequenas comunidades que não foram atingidas por ciclones desde 1935, como a cidade de Steinhatchee, com 500 pessoas, e a cidade de Cedar Key, com cerca de 700 pessoas.

“As estruturas (nesses locais) não estão preparadas para o que elas vão enfrentar agora”, diz Morey.

O pesquisador acrescenta que é importante que as pessoas sigam a ordem de evacuação.

A superlua azul vai fazer a ressaca ficar pior?

A passagem do furacão Idalia coincide com o fenômeno da superlua azul – quando a lua está em seu ponto de maior proximidade da Terra ao mesmo tempo em que está na lua cheia.

Luas cheias e luas novas têm impacto nos níveis da maré devido à forte atração gravitacional que acontece quando o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados. Isso causa marés mais altas (na alta) e mais baixas (na baixa) do que o normal.

Morey diz que “sem dúvida” o efeito da superlua será sentido na ressaca prevista na Flórida.

“Esta área onde a tempestade vai passar tem a maior amplitude de maré em todo o Golfo do México”, diz ele.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mae-de-dirigente-espanhol-que-beijou-jogadora-a-forca-e-hospitalizada-apos-3-dias-de-greve-de-fome

G1 Mundo

Mãe de dirigente espanhol que beijou jogadora à força é hospitalizada após 3 dias de greve de fome

A mãe de Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol (Rfef), foi hospitalizada nesta quarta-feira (30), após três dias fazendo greve de fome. Ángeles Béjar protestava contra o "assédio" que o filho vem sofrendo desde que beijou sem consentimento a jogadora Jenni Hermoso na comemoração do título da Espanha na Copa do Mundo feminina. Béjar começou a greve na segunda-feira (28), dentro da igreja da Divina Pastora na cidade […]

today30 de agosto de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%