G1 Mundo

Gabriel Boric, presidente de esquerda do Chile, comparecerá à cerimônia de posse de Milei na Argentina

today22 de novembro de 2023 2

Fundo
share close

Vallejo, a ministra que anunciou a viagem, afirmou que a decisão está tomada. “O presidente representa o Estado do Chile e, como sempre se fez, ele vai comparecer”, disse ela.

A ministra Camila Vallejo também disse, nesta quarta, que ao Chile interessa construir e fortalecer as relações diplomáticas de Estado com todos os países, “independentemente de se os governos da vez são afins ou não porque quando se fala de política de Estado”.

Boric já parabenizou e conversou com Milei



No domingo à noite, após a vitória de Milei nas eleições, Boric parabenizou o argentino e, em seguida, afirmou que os dois tiveram uma conversa por telefone.

“O povo chileno, juntamente com o argentino, são povos irmãos. Portanto, meu dever como presidente da república é que, independentemente das diferenças políticas que, sem sombra de dúvida, existem entre o presidente eleito e o governo em exercício no Chile, nossos povos e países tenham relações de Estado generosas e continuemos promovendo a integração no máximo nível”, disse Boric na terça-feira.

A oposição de direita no Chile começou a fazer pressão para que o Boric, que é de esquerda, fosse à posse de Milei.

Declarações antigas de Milei

Javier Milei ataca Lula, Biden e Boric em entrevista

Javier Milei ataca Lula, Biden e Boric em entrevista

O presidente eleito da Argentina já afirmou, no passado, que Boric fazia parte de uma “praga socialista” que empobreceu a América do Sul.

Em julho, Milei esteve em Santiago para participar do fórum “O Renascimento liberal”, promovido pela Fundação para o Progresso e a por José Antonio Kast, um político chileno de direita derrotado por Boric nas eleições de dezembro de 2021.

Milei, então candidato à presidência da Argentina, afirmou: “Entre esquerdistas se juntam, ou seja, entre empobrecedores se juntam, e assim como esperamos nos livrar da praga kirchnerista. Espero que vocês tenham a alegria e o mérito de também poder tirar este empobrecedor do Boric”.

Na época, o chanceler chileno, Alberto Van Klaveren, reagiu e pediu a Milei que restringisse sua campanha à Argentina e que desse o “mínimo respeito” às autoridades e instituições chilenas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bebes,-idosos-e-familias-inteiras:-o-que-se-sabe-sobre-os-refens-sequestrados-pelo-hamas-em-israel

G1 Mundo

Bebês, idosos e famílias inteiras: o que se sabe sobre os reféns sequestrados pelo Hamas em Israel

Com base em entrevistas com familiares e relatos da imprensa de Israel, foi possível confirmar a identidade de 210 das cerca de 240 pessoas sequestradas em 7 de outubro, durante os ataques do Hamas em solo israelense. Os reféns que serão libertados são mulheres e crianças, tanto israelenses como estrangeiros. Sua liberação está sendo planejada por etapas, em troca de uma trégua de quatro dias e da soltura de prisioneiros […]

today22 de novembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%