G1 Mundo

Galeria de fotos: mês do orgulho LGBTQIA+ começa com paradas pelo mundo

today5 de junho de 2023 5

Fundo
share close

Neste ano, especialmente, nos Estados Unidos, esse eventos devem ser pautados por temas políticos: diversos estados do país criaram leis para proibir shows de drags, impedir discussões sobre sexualidade nas escolas e tratamento para pessoas trans.

O mês dos eventos de orgulho é junho porque a primeira marcha aconteceu em Nova York em 1970, em resposta à revolta de Stonewall no ano anterior (abaixo, leia mais sobre a revolta de Stonewall).

Os eventos relacionados ao orgulho LGBTQIA+ acontecem em várias cidades dos EUA, como Nova York, São Francisco, Chicago, Denver e Minneapolis.



O Pride também é celebrado globalmente, com grandes multidões em cidades como São Paulo, Tel Aviv, Madrid e Toronto.

Já houve comemorações nas cidades de Jerusalém (Israel), Bangkok (Tailândia), Maspalomas (Espanha), Colombo (Sri Lanka) e Phuket (Tailândia).

O protesto de Stonewall foi um marco importante na história dos direitos LGBTQIA+. Ocorreu em 28 de junho de 1969, no Stonewall Inn, um bar frequentado por pessoas dessa comunidade em Nova York. Naquela época, a homossexualidade era criminalizada e havia uma intensa perseguição policial aos espaços frequentados por pessoas LGBTQIA+.

Naquela noite, quando a polícia realizou uma batida no Stonewall Inn, os frequentadores resistiram e se rebelaram contra a violência e a opressão. O protesto durou vários dias e foi liderado em grande parte por mulheres transgênero, lésbicas e pessoas de cor.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

china-diz-que-busca-dialogo-e-que-confronto-com-eua-seria-‘desastre-insustentavel’

G1 Mundo

China diz que busca diálogo e que confronto com EUA seria ‘desastre insustentável’

Falando na cúpula de segurança máxima da Ásia, o Shangri-La Dialogue, vestido com o uniforme de um general do Exército de Libertação Popular, Li disse que o mundo é grande o suficiente para a China e os EUA crescerem juntos. China acusa EUA de entrarem ilegalmente com navio militar no Mar do Sul da China "A China e os EUA têm sistemas diferentes e são diferentes de muitas outras maneiras", […]

today5 de junho de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%